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O blog do Caderno de Imóveis

Campanhas facilitam a compra do imóvel

Para diminuir os estoques, construtoras adotam descontos a ações de incentivo

Por Edilaine Felix
Atualização:

Olimpic MBigucci - bairro Nova Saúde  Foto: Estadão

Diante dos altos estoques, construtoras e incorporadoras têm investido em campanhas promocionais para acelerar as vendas dos imóveis em estoque.

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De acordo com informações da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), no final de fevereiro havia uma oferta de 111.331 unidades disponíveis para compra em todo o País. No trimestre compreendido entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016, foi vendido o equivalente a 18,0% da oferta do período, o que representa uma queda de 4,3 pontos porcentuais face ao observado no trimestre encerrado em fevereiro de 2015.

Ao mesmo tempo, as empresas seguraram os lançamentos: na cidade de São Paulo, apenas 171 unidades residenciais foram lançadas em fevereiro, o menor valor já registrado em um mês desde 2004, quando começa a série histórica do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP).

Descontos no valor total do imóvel, carro usado como parte do pagamento, financiamento com juros zero são algumas das ações que as empresas estão adotando para acabar com os estoques. É o caso da incorporadora Vitacon, que desde o início de 2015 tem buscado atrair clientes com ações de incentivo. "A ideia é viabilizar a compra em um cenário de economia retraída", afirma o CEO da empresa, Alexandre Frankel Lafer.

Carro. De acordo com Lafer, o valor do carro é calculado de acordo com a tabela Fipe, que calcula preços médios de veículos no mercado nacional e serve como parâmetro para negociações ou avaliações. "São quase oito meses de campanha e já é nossa marca registrada", diz Lafer.

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Ele conta que montou um departamento para tratar dessas trocas. Desde que está em operação, já foram R$ 10,5 milhões em vendas por meio da campanha dos carros, somando 31 automóveis e quatro imóveis vendidos por mês.

Dar o carro como parte do pagamento na hora de comprar um imóvel também é uma medida adotada pelas construtoras MBigucci e Tecnisa. Na MBigucci, a exigência é que o carro seja quitado e seja um modelo pelo menos 2010.

Segundo o diretor de vendas da empresa, Robson Toneto é com as vendas em queda é preciso facilitar e dar chances ao clientes interessados. "No começo de 2015 as vendas caíram e decidimos investir em promoções. No geral, as vendas melhoraram e já estamos estudando novas promoções para meados de maio. Sempre há espaço para uma ação promocional", diz.

"Diante do cenário de instabilidade e recuo nas vendas, a Tecnisa adota iniciativas para deixar os produtos mais atrativos", diz o gerente de marketing, Gustavo Reis. Uma das ações é oa Mega Bônus, que oferece até R$ 80 mil de desconto na compra ou na amortização de parcelas do imóvel.

Segundo Reis, o abatimento depende do produto, da demanda e do estoque. "Temos unidades em Santos com bônus de R$ 80 mil no preço final. No Tatuapé (zona leste da capital), temos unidades de R$ 410 mil ao preço de R$ 360 mil."

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O gerente de marketing da Tecnisa diz que a promoção decorre da necessidade de se adaptar ao mercado diante da restrição de crédito imobiliário. "Temos produtos de diferentes metragens, localidades e preços. O resultado da ação, que ocorre desde meados de 2015, é expressivo", afirma.

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Outra ação da Tecnisa é a promoção relâmpago que é realizada apenas nos ambientes digitais. Reis explica que em alguns sábados há um oferta diferente no site da empresa, com unidades em empreendimentos distintos e descontos de 20%, 30% e até 35% no valor total.

"O desconto é válido apenas para compras feitas diretamente no site. As unidades ofertadas são remanescentes e a ação é uma estratégia para explorar o portfólio da empresa. Essa ação ocorre desde o início do ano passado, foi realizado nos 52 finais de semana de 2015 e vai continuar sendo feita."

Opções. Para o cliente que pode pagar 50% do valor do imóvel à vista, a Vitacon financia o restante em 60 meses sem juros. "O financiamento é feito direto com a incorporadora e é também uma forma de facilitar a negociação", diz Lafer.

Renda garantida é outra campanha da Vitacon feita desde o início de 2015, planejada para investidores que adquirem um imóvel para alugar. A construtora garante, após a compra, o valor do aluguel por 18 meses.

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"O comprador adquire o imóvel, equipa com móveis e a Vitacon garante o aluguel desse imóvel por 18 meses (depois de pronto)", diz.

A troca de apartamento usado por um novo é outra alternativa oferecida pela Vitacon. Segundo Lafer, o valor do imóvel usado é calculado conforme a tabela Fipe e este valor é abatido integralmente de um novo da construtora.

"Aceitamos o apartamento residencial ou comercial. A promoção está ativa há dois meses e já fizemos negociações de pessoas que querem fazer upgrade de apartamento", conta.

Na MBigucci, o cliente que realizar financiamento direto com a construtora na compra de unidades prontas para morar poderá pagar 20% de entrada e financiar o saldo restante em até 150 meses.

"Aproveitamos os clientes que estão com dificuldades de se enquadrar no financiamento dos bancos. Fazemos uma análise de crédito - renda, extratos bancários -, e, sem muita burocracia em uma semana o cliente está com as chaves nas mãos", diz Toneto. Ele informa que a promoção ocorre desde novembro do ano passado, com alta adesão de clientes.

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FOCO É POSSIBILITAR PAGAMENTO DO VALOR DE ENTRADA

A construtora e incorporadora Even vai colocar no ar a partir de maio a segunda fase da campanha É Even e Pronto!. De acordo com o diretor de incorporação, Marcelo Dzik, esta é a segunda fase da campanha de prontos. "Temos focado na venda de prontos remanescentes. Este é um estoque ruim para carregar, pois ele tem despesas de manutenção", diz.

empreendimento da construtora e Incorporadora Even  Foto: Estadão

Dzik diz que a empresa realiza ações específicas pensando na dificuldades atuais do mercado e de financiamento. Aceitar o carro usado como parte do valor de pagamento também será uma ação a ser adotada pela Even. Será pago 100% do valor da tabela Fipe para fazer parte do pagamento da entrada.

"Já fizemos essa campanha do carro na primeira etapa das ações e vamos voltar. Sabemos que a entrada é o mais difícil de conseguir na hora da compra do imóvel", diz.

Assessoria imobiliária será outra vantagem oferecida pela empresa para auxiliar o cliente que adquire o imóvel. Segundo Dzik, a empresa tem um setor que ajuda o cliente a juntar a documentação necessária, faz a ponte com o banco e dá todo suporte para o financiamento imobiliário. "Nos empreendimentos com valores de até R$ 500 mil, o financiamento é muito importante."

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O diretor da Even lembra que, com a economia em retração e altos índices de desemprego, o momento está desfavorável para o mercado imobiliário. Por isso, as campanhas são oportunidades para vender.

"Acreditamos que 2016 será difícil, de instabilidade e temos foco nos estoques. Vamos lançar, mas precisamos estar atentos para não colocar à venda no mercado produtos que serão novos estoques. Este ano, vamos dar toda atenção foco a condições diferenciadas e oportunidades para os clientes", acrescenta Dzik.

Projeto. Para a construtora e incorporada da MPD, a insegurança econômica atual faz com que as pessoas tenham medo de investir o dinheiro reservado para a compra e, por isso, elas optam pelo aluguel.

Em sua campanha, para todos os empreendimentos prontos, comerciais e residenciais, localizados em Alphaville, Santos e Itanhaém, o cliente poderá pagar o aluguel de um apartamento ou sala comercial por 30 meses, após o fechamento do negócio, e o valor total gasto é transformado em crédito para a aquisição do imóvel.

"Por exemplo, se o imóvel tem valor de venda de R$ 370.155,00 e o valor do aluguel é de R$ 1.890,00, depois de 30 meses ele terá pago a soma de R$56.700,00", diz o vice-presidente de incorporação da MPD, Mauro Santi. Essa quantia, então, é considerada um crédito para ser descontado do valor total do bem.

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Segundo ele, esse foi um modelo utilizado no empreendimento Office Bethaville - salas comerciais de 40 metros quadrados a 853m², com uma e duas vagas de garagem -, e eu certo. "Por isso, a MPD está aplicando a medida a todos os empreendimentos prontos da empresa. É uma forma de valorizar o dinheiro dos clientes", argumenta.

Santi diz que o saldo a ser financiado pode ser feito diretamente com a MPD em até 150 meses, sem juros e com correção de Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M). A escritura do imóvel será paga pela construtora.

Os empreendimentos que estão incluído nesta promoção são: Paisagem Tamboré, Reserva Alphasítio, Link Studios, Link Offices, Office Bethaville, Resort Itanhaém e Manhattan Office Santos.

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