PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog do Caderno de Imóveis

Com olhar atento, imobiliárias de nicho garimpam produtos

  GUSTAVO COLTRI

Por
Atualização:

 

Enquanto a maior parte das empresas do setor imobiliário procura conquistar o consumidor de médio padrão, algumas imobiliárias encontram oportunidades de ganhos em nichos do mercado paulistano.Caso, por exemplo, das empresas de venda e locação de unidades estilosas, sofisticadas e até curiosas.

 

PUBLICIDADE

Na Axpe Imóveis Especiais, fundada em 2004 por um grupo de publicitários, a ideia de seletividade é a diretriz."Consideramos especial aquele imóvel pelo menos com potencial para a pessoa reformar e torná-lo incrível", diz a publicitária Adriana Bó, desde fevereiro de 2010 como corretora na empresa.

 

De acordo com ela, vista privilegiada, assinatura arquitetônica renomada, valor histórico da edificação e até potencial de integração dos ambientes da unidade são elementos de distinção nesse segmento.

 

Publicidade

A Axpe criou 36 categorias - os Axpins - para classificar os imóveis em sua carteira.Em pequenos selos agregados às ofertas, eles ressaltam características dos produtos, como amplo espaço interno e a proximidade com áreas verdes, instituições de ensino e centros de compras."As pessoas vêm nos procurar em busca de imóvel pronto para ser ocupado", conta Adriana.

 

À frente da imobiliária Casas Bacanas, Monique Tonini garimpa seus produtos por meio de um trabalho atento de observação e alguns métodos curiosos: "Oriento meus corretores a prestarem atenção se há caçambas

(com entulhos) na frente dos prédios.Pode ser sinal de que há uma reforma".As obras de transformação podem dar novas e descoladas características aos bens.

 

O contato com profissionais de arquitetura e decoração contribui para a formação da carteira da empresária.Ela ainda recebe indicações espontâneas de pessoas que conhecem seu trabalho."Oferecem três ou quatro imóveis todos os dias", conta.

 

Monique considera, no entanto, essencial o olhar apurado do corretor para identificar diferenciais de venda."Sempre digo que já vendi uma janela", exemplifica, mencionando a maior qualidade de um imóvel que comercializou, a despeito da evidente necessidade de reformas no bem.

Publicidade

 

Online. A Casas Bacanas atua exclusivamente pelo Facebook, onde mantém uma página aberta com suas ofertas, fotos e descrições - uma estratégia com bastante eficácia, de acordo com o professor de gestão de negócios imobiliários da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Álvaro Augusto Fonseca."Esse mercado é restrito porque lida com um número reduzido de pessoas.O consumir deve ser localizado via internet.Não vejo isso na mídia de massa", diz.

 

Fonseca explica que a conquista do cliente nesse segmento se baseia em valores simbólicos, permitindo preços mais elevados."Há um apelativo de gosto indo além do valor técnico. " A realização de reformas em prédios antigos, é bom lembrar, muitas vezes torna-se um fator de apreciação das unidades.

 

Apesar dos preços salgados, a corretora Graziella Labate, sócia da Graziella dos Imóveis, encontra espaço para unidades descoladas principalmente entre pessoas jovens e antenadas, com elevado nível sociocultural.

"A sensação é a de que  os clientes buscam esse estilo de vida, querem pertencer a esse contexto cheio de cultura e contemporaneidade", diz.

 

Jardins, Vila Madalena, Pinheiros, Higienópolis e Itaim oferecem boas opções, segundo Graziella, para quem a escolha das unidades não responde à logica tradicional de valor por metragem quadrada.Ela ressalta, porém: a valorização dos diferenciais não pode desconsiderar os limites monetários.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.