PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O que há de novo na nuvem global

Apple é marca preferida de quem pretende comprar smartphone [pesquisa]

Por Nayara Fraga
Atualização:

iPhone 4S. Intenção de 38% dos consumidores é comprar smartphones da Apple

PUBLICIDADE

A maior parte das pessoas que pensam em comprar um smartphone hoje devem se decidir por um iPhone. Segundo pesquisa mundial do Ibope Inteligência, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), 38% dos consumidores têm a intenção de comprar um celular da Apple -- o dobro dos que demonstram preferir adquirir um Samsung (15%), a segunda colocada.

Smartphones de Nokia, RIM (BlackBerry), HTC e LG são indicados como possíveis escolhas de, respectivamente, 8%, 7%, 6% e 3% dos entrevistados.

A pesquisa ainda mostra que a tendência é de que os celulares comuns percam participação no mercado: 32% dos consumidores pretendem comprar um smartphone em 2012, enquanto 24% pretendem comprar um celular comum.

Isso mostra que os aparelhos inteligentes, cada vez mais parecidos a um computador, são um caminho sem volta. De acordo com o Ibope Inteligência, o número de usuários de smartphone quase dobrou de 2010 para 2011, saltando de 19% para 35%. No ano passado, 80% da população mundial era de usuários do celular comum, contra 86% em 2010.

Publicidade

Brasil

No Brasil, 10% dos usuários de celular são adeptos do smartphone, segundo a empresa. A porcentagem pode parecer pequena, mas números levantados pela Anatel indicam que o País terminou o mês de janeiro com 245,2 milhões de celulares. Comparando esses dados, já seriam 24,52 milhões de smartphones em uso no Brasil. Mas essa seria apenas uma estimativa, uma vez que os números foram divulgados por fontes diferentes.

-INTENÇÃO DE COMPRA DE SMARTPHONE:

Apple - 38%

Samsung - 15%

Publicidade

Nokia - 8%

RIM/BlackBerry - 7%

HTC - 6%

LG - 3% -

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Acompanhe o lançamento do iPad 3 com o 'Link' no Twitter 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.