PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O que há de novo na nuvem global

Finalista de prêmio da ONU, aplicativo My Fun City mede a satisfação dos cidadãos

My Fun City é um aplicativo brasileiro para avaliação da administração pública em áreas como trânsito, segurança, meio ambiente, saúde, educação e bem-estar.

Por Mariana Congo
Atualização:

Lançado em outubro de 2011 (para um período de testes por dois anos), ele é um dos dois apps brasileiros dentre os 40 finalistas do WSA-Mobile, prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) para os melhores aplicativos móveis do mundo. A premiação será entre 3 e 5 fevereiro, em Abu-Dahbi.

Felicidade pública

Imagem: Reprodução  Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O aplicativo My Fun City foi idealizado por Mauro Motoryn, criador do Mais Feliz, um movimento apartidário que une empresas, indústrias e pessoas com o objetivo de trazer o conceito de felicidade para a pauta das políticas públicas.

Nessa lógica, o app foi desenvolvido para medir a interação e a satisfação dos usuários com os serviços públicos e pode ser baixado no iTunesGoogle Play, ou acessado via Facebook.

Funciona assim: o usuário acessa o app e faz check-in no local onde está, respondendo a perguntas como "Você está satisfeito com a pontualidade dos ônibus no bairro?", "Você está satisfeito com a limpeza das vias públicas no bairro?". O aplicativo já registrou 27 mil check-ins.

Publicidade

Leonardo Dias, diretor da Taxi Labs, é o responsável pelo desenvolvimento da plataforma tecnológica do My Fun City. No vídeo abaixo, ele e Motoryn contam quais são os próximos passos do projeto. O aplicativo ganhará sua segunda versão, com melhorias para aumentar a participação e engajamento dos usuários.

Motoryn diz que já foi negociada uma parceria com a Frente Nacional de Prefeitos, que congrega prefeituras de 550 cidades, para implantar o aplicativo como ferramenta de gestão pública. Até agora, todo o investimento no My Fun City veio do movimento Mais Feliz, mas parcerias para o futuro não são descartadas.

WSA-Mobile

"Estamos participando de um evento da ONU, que reúne grandes aplicativos do mundo. É um selo de credibilidade. Ser um dos dois escolhidos do Brasil e ter sido finalista é um estímulo. Com certeza isso criará demanda de outros países pelo aplicativo", diz Motoryn. Segundo ele, oprojeto já foi apresentado em universidades como Harvard, Princeton e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

"Abrir a plataforma de programação do My Fun City pode trazer outros desenvolvedores e parceiros. Com a comunidade de desenvolvedores do mundo, podemos atingir novos formatos que nem imaginamos ainda", completa Dias.

Publicidade

O criador do movimento Mais Feliz destaca que o Brasil hoje tem tecnologia e desenvolvedores para ocupar um espaço histórico. "O governo não pode ter vergonha de apoiar os desenvolvedores brasileiros", avalia Motoryn, citando centros de excelência da área, como o Porto Digital, em Recife (PE).

Outros aplicativos

Na categoria governo e participação do WSA-Mobile também concorrem outros quatro apps.:

Roadroid: da Suécia, esse aplicativo para Android (em desenvolvimento) monitora as condições das estradas e traça as melhores rotas, considerando as classificações dadas pelos usuários (bom, satisfatório, insatisfatório e ruim).

Transforming Access and Discovery of Digital Library Resources for the Gen-C (Connected Generation): desenvolvido pela biblioteca nacional de Singapura, o aplicativo funciona em vários tipos de celular. O app permite a busca, reserva e visualização do status de empréstimos dos livros da biblioteca. Já teve 50 mil downloads desde 2011.

Publicidade

Towngas: aplicativo chinês de uma das principais companhia de fornecimento de gás em Hong Kong, a Towngas. Pelo app, os usuários acessam serviços como medição de consumo de gás e lembrete para pagar a conta. Outra função dá dicas de ações que consomem pouco carbono. Para isso, o usuário registra informações sobre atividades que faz no dia a dia.

i-Police: aplicativo da Nigéria para monitorar a segurança e o policiamento de uma comunidade. Tem funções como: reportar crime, dicas de segurança, delegacia mais próxima e ligar para emergência. Disponível para download em diversas plataformas.

-

VEJA TAMBÉM

-

Aplicativo brasileiro finalista em prêmio da ONU traduz português para língua de sinais

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.