Foto do(a) blog

O que há de novo na nuvem global

Google anuncia fechamento de 10 produtos

PUBLICIDADE

Por Nayara Fraga
Atualização:

Homepage do Aardvark, comprada pelo Google em 2010; serviço será fechado

PUBLICIDADE

O Google Desktop -- aplicativo que permite ao usuário fazer pesquisas no próprio computador -- e mais nove produtos desenvolvidos pelo gigante de buscas serão fechados. A companhia explica, em seu blog oficial, que pretende se concentrar efetivamente em produtos que sejam revolucionários. Pode ser mais um passo do Google para concentrar esforços em seu projeto de rede social, o Google+.

Entre os serviços que serão encerrados está o site social de buscas Aardvark, que tem a finalidade de encontrar alguém para responder perguntas de usuários em poucos minutos. Aardvark é uma startup que foi comprada pelo Google por US$ 50 milhões em 2010.

Outro produto que não mais fará parte do portfólio da empresa, nos próximos meses, é o Google Notebook. Trata-se um sistema que possibilita a reunião de notas e informação da web em um só lugar, como um "favoritos" presente nos navegadores, mas com a opção de ter ali um bloco de notas. O Google informa que os dados armazenados pelos usuários no Notebook serão automaticamente transferidos para o Google Docs.

Também serão fechados: Fast Flip, Google Maps API for Flash, Google Pack, Google Web Security, Image Labeler, Sidewiki e Subscribed Links. O The Wall Street Journal observa que o anúncio vem no momento em que Larry Page, co-fundador do Google, reafirma sua influência como CEO da companhia. Ele entrou no lugar de Eric Schmidt, hoje presidente do conselho de administração.

Publicidade

O Google informa que os empregados que trabalhavam com esses serviços serão realocados em projetos de maior impacto.

Google Labs

Em julho, o Google anunciou também que o Google Labs, seu departamento responsável pelo experimento de novos produtos e tecnologias, será encerrado. Na ocasião, alguns veículos de comunicação especializados em tecnologia argumentaram que a meta do gigante da internet é privilegiar os projetos destinados a criar mais benefícios financeiros.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.