Foto do(a) blog

O que há de novo na nuvem global

Google compra site de críticas de restaurantes

PUBLICIDADE

Por Nayara Fraga
Atualização:

Mais uma. Zagat comunica em seu site que foi comprada pelo Google

PUBLICIDADE

Atualizado às 15h40

O Zagat, uma espécie de guia de restaurantes e entretenimento para cerca de 100 países, anuncia nesta quinta-feira, 8, que foi comprado pelo Google. Criado por Nina e Tim Zagat em 1979, o guia permite hoje que o usuário compartilhe sua opinião sobre os estabelecimentos que visitou. Mais de 350 mil avaliações compõem seu banco de dados.

O valor da negociação não foi revelado. O site de tecnologia TechCrunch lembra que, em 2008, houve rumores de que a empresa havia se colocado à venda pela quantia de US$ 200 milhões -- mas ela teria recuado. A aquisição, na avaliação do blog, faz parte da missão do Google de melhorar seus produtos locais, agora sob comando da executiva Marissa Mayer.

Não confiáveis

Publicidade

A ideia de criar o guia surgiu quando Nina e Tim estavam em um jantar com amigos. "Durante a refeição, um dos convidados começou a reclamar das resenhas de restaurantes de um grande jornal. Todos concordaram que elas não eram confiáveis", diz o site da Zagat.

Naquele momento, Tim sugeriu conduzir uma pesquisa com amigos e o resultado foram 200 críticas amadoras (baseadas em comida, decoração, serviço e custo) dos 100 restaurantes mais famosos de Nova York. O material, duas páginas impressas, fez sucesso imediato.

Hoje, o conteúdo do Zagat está disponível online e em aplicativos para as principais plataformas de smartphones. Open Table, Yelp e Yahoo também oferecem críticas e avaliações de restaurantes (especialidade do Open Table), entretenimento e estabelecimentos públicos e comerciais.

------------------- Veja também -------------------

Marissa Mayer:A força feminina no mundo "tech"

Publicidade

Por um Android mais forte e uma Apple enfraquecida, Google compra Motorola

Google confirma compra de empresa de publicidade online

Google compra empresa de análise de mídias sociais

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.