Foto do(a) blog

O que há de novo na nuvem global

No aniversário de 9 anos do Twitter, retrospectiva permite que você veja seu primeiro tweet

Entre polêmicas e queda na audiência, rede social completa quase uma década no ar e ferramenta dá a chance de ver primeiras postagens de usuários

PUBLICIDADE

Por Economia & Negócios
Atualização:

Fundado em 2006 por Jack Dorsey, em parceria com Evan Williams e Biz Stone, o Twitter completou nove anos neste sábado (21). Como parte das comemorações, a rede social disponibilizou uma ferramenta para conferir o primeiro tweet de usuários. Para saber como foi a estreia de alguém no microblog, basta acessar este link.

PUBLICIDADE

Após quase uma década no ar, a empresa, porém, tem sofrido uma baixa na audiência. Com cerca de 288 milhões de usuários mensais, o microblog foi superado recentemente pelo Instagram, que anunciou a marca de 300 milhões de usuários. Para se ter uma ideia, o Facebook, a maior rede social do mundo, conta com 1,39 bilhão de usuários.

Apesar de já não contar com tanto prestígio, o microblog revolucionou a comunicação em redes sociais, com comentários em tempo real de usuários sobre eventos, shows, programas de TV e acontecimentos do dia-a-dia. Além disso, as hashtags criaram uma nova forma de interação na rede social, permitindo saber o que outras pessoas estão postando sobre um mesmo assunto.

O imediatismo da rede social de apenas 140 caracteres, no entanto, também já causou problemas a usuários, como para uma jovem nos Estados Unidos, que foi demitida, antes do primeiro dia de trabalho, após reclamar no Twitter do emprego que acabara de ser contratada.

Mas ter dores de cabeça por causa de tweets não é exclusividade de desconhecidos. Usuários famosos do microblog também já se envolveram em polêmicas. Na semana passada, o perfil do vice-presidente da República, Michel Temer, publicou imagem do político afirmando que "agora quem manda no Brasil é ele". A assessoria de Temer, porém, logo tratou de informar que a conta havia sido invadida.

Publicidade

Ausente do noticiário nacional desde que deixou a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro Joaquim Barbosa também se envolveu em uma polêmica na rede social recentemente, ao defender a demissão do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, por supostamente ter se encontrado com advogados de empresas envolvidas nas investigações da Lava Jato.

Celebridades como o jogador da seleção brasileira Neymar, a atriz Luanna Piovani, o humorista Danilo Gentili, dentre outros, também já tiveram dores de cabeça por causa da repercussão de alguns tweets.

Confira postagens da retrospectiva divulgada pelo microblog:

Primeiro tweet do microblog, feito pelo cofundador Jack Dorsey, quando o site ainda se chamava Twttr:

 Foto: Estadão

Primeira menção à possibilidade de criação de hashtags:

Publicidade

 Foto: Estadão

Postagens mais novas, como a do Selfie do Oscar - o tweet mais compartilhado da história -, também entraram na retrospectiva:

 Foto: Estadão

Mensagem da Nasa quando seu robô encontrou gelo em Marte também foi lembrada:

 Foto: Estadão

Tweet de Barack Obama sobre sua reeleição também entrou na retrospectiva:

 Foto: Estadão

Postagem em homenagem ao jornal satírico francês Charlie Hebdo fez menção à liberdade de expressão:

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.