Foto do(a) blog

O que há de novo na nuvem global

No Facebook, usuários de Portugal e Congo são os que mais têm conexão com o Brasil

Tomás M. Petersen, especial para O Estado de S. Paulo

PUBLICIDADE

Por nayarasampaio
Atualização:

O Facebook anunciou nesta semana que bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais, em 8 anos de existência. Todos esses usuários criam uma rede de 140,3 bilhões de conexões no mundo inteiro, segundo a rede social - ou seja, cada pessoa tem, em média, 140 amigos no Facebook.

Para visualizar melhor essas conexões, a pesquisadora Mia Newman, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, elaborou um infográfico em parceira com o estúdio de design Stamen. O resultado foi um mapa interativo que mostra o ranking de conexões por países. Os cinco países que mais possuem amizades com o Brasil são, na ordem, Portugal, Congo, Espanha, Argentina e Japão.

PUBLICIDADE

Infográfico destaca os 5 países com mais conexões com o Brasil (Reprodução)

Outro dado que o gráfico mostra é a situação de Israel com os países vizinhos. Usuários dos territórios palestinos, da Jordânia e do Egito são os três que mais possuem conexões com o país judaico.

A metodologia foi baseada no número de conexões de amigos entre os países e no total de amizades dentro de cada nação. Após mensurar os dados, a equipe procurou fazer uma pesquisa para justificar essas ligações em um contexto cultural, histórico, econômico e linguístico.

Publicidade

Número de Dunbar

As 140,3 bilhões de conexões no mundo permitidas pelo Facebook se aproximam do Número de Dunbar, teorizado pelo antropólogo britânico Robin Dunbar, como lembra o site de tecnologia Mashable. O antropólogo defende que as pessoas conseguem administrar no cérebro, no máximo, 150 amizades simultaneamente.

Se você achou esse número estranho e é daqueles que têm mais de 500 amigos na rede, saiba que faz parte de um grupo bem "amigável" mesmo. Os usuário brasileiros do Facebook tinham 231 amigos, em média, em 2010, segundo a empresa TNS. Hoje, com os atuais 56,6 milhões de brasileiros na rede social de Mark Zuckerberg -- em 2010 eram 8,8 milhões --, essa média deve ter aumentado significativamente.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.