Foto do(a) blog

Imagens do mundo das finanças e negócios

Elevador sem cabos promete revolução na mobilidade urbana

Projeto da empresa alemã Thyssenkrupp torna possível a redução do espaço de elevadores nos edifícios em até 50%, com o uso de levitação magnética no lugar de cabos de aço

PUBLICIDADE

Por Economia & Negócios
Atualização:

 

Projeto da ThyssenKrupp: elevador sem cabos revoluciona a construção ( Foto: EFE)

ESSEN - A empresa alemã Thyssenkrupp apresentou nesta quinta-feira, 27, o primeiro modelo de elevador sem cabos, que utiliza tecnologia de levitação magnética para deslocar-se tanto no plano vertical como horizontal.

Segundo a empresa, o novo sistema representa uma revolução para a mobilidade urbana e para a indústria de construção.

PUBLICIDADE

"O primeiro sistema de elevadores sem cabos do mundo poderá permitir que o setor de construção enfrente os desafios da urbanização global", informou a empresa.

Para a companhia, "a era dos elevadores com cabos chegou ao fim, 160 anos após sua invenção".

A empresa introduziu motores lineares em cabines de elevador e, assim, transformou o transporte convencional de elevadores em sistemas de metrô verticais.

Publicidade

A tecnologia de elevadores denominada 'Multi' aumenta a capacidade e a eficiência de transporte, ao mesmo tempo em que reduz a área dos elevadores e as cargas de pico da fonte de alimentação dos edifícios.

A presença de várias cabines no mesmo poço, que se movimentam em sentido vertical, permitirá que os edifícios adotem diferentes alturas, formatos e finalidades, acrescentou a companhia.

O design do sistema é capaz de incorporar várias cabines de elevadores autopropulsadas no mesmo poço, girando em círculos, o que aumenta a capacidade de transporte em 50% e torna possível a redução do espaço de elevadores nos edifícios em até 50%.

O design dos edifícios não será mais limitado pela altura ou pelo alinhamento vertical dos poços de elevadores, segundo a companhia. Isso gera possibilidades que pareciam impossíveis aos arquitetos e desenvolvedores de edifícios.

"À medida que a natureza das construções de edifícios evolui, é necessário adaptar os sistemas de elevadores para melhor atender às necessidades dos edifícios e o grande volume de passageiros", afirmou Andreas Schierenbeck, diretor geral da ThyssenKrupp Elevator AG.

Publicidade

Leia também:

Elevador mais rápido do mundo faz 72 quilômetros por hora

 Prédio mais alto da China tem elevador mais rápido do mundo

Prédio mais alto do mundo fica sem elevador

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.