PUBLICIDADE

Proteger a casa também é investimento

Já notaram que é raro encontrar alguém que não faça o seguro do carro? Pois é, praticamente todo mundo faz. Mas no caso da casa própria, muita gente dispensa essa proteção.

Por Denise Juliani
Atualização:

Pois não devia. Um grande incêndio pode começar com uma simples vela acesa. Além disso, o clima está mudando e vendavais, chuvas de granizo, inundações e deslizamentos tornaram-se um risco real para os brasileiros.

PUBLICIDADE

Proteger o patrimônio de maneira adequada também faz parte da gestão da vida financeira, por isso, é importante fazer a avaliação correta do valor do imóvel.

A pergunta é: quanto dinheiro seria necessário para a reconstrução da casa em uma situação de perda total? O preço do terreno não conta, pois é algo que não se perderia em caso de inundação ou incêndio. Mas entra o custo de reposição dos bens que existem dentro do imóvel.

Resista à tentação de declarar um valor muito alto. Embora isso possa garantir uma indenização elevada, vai acabar encarecendo o seguro. Mas também não compensa economizar declarando um valor muito abaixo do real porque a indenização será insuficiente para cobrir o prejuízo.

Também devem ser considerados os serviços extras que tenham mais a ver com suas necessidades, como pacote de assistência 24 horas, serviços de chaveiro, técnico para resolver problemas no computador pessoal.

Publicidade

Analise com calma todas as propostas, pois as apólices são parecidas mas há pequenas diferenças nos valores das coberturas que dificultam uma comparação mais precisa entre as várias opções do mercado.

E vale a regra básica de qualquer negociação: pesquisa e informação. De uma seguradora para outra, a apólice pode sair pela metade do preço. Na renovação a dica é a mesma. Não aceite a primeira proposta, peça desconto. Além disso, se você não acionou a apólice, a modalidade residencial também dá desconto proporcional ao número de anos sem usar o seguro, como acontece com o carro.

Na semana passada, não me deixei levar pela "comodidade" da renovação automática e liguei para negociar. Consegui um desconto de 28%, além do bônus de 25% pois tenho a apólice há mais de dez anos.  Um bom corretor faz esse trabalho para o cliente, mas não deixe tudo na mão dele (até porque, ele ganha comissão sobre o valor de venda). Faça também a sua pesquisa e apresente alternativas.

Questione sempre, afinal, trata-se do seu patrimônio.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.