Veja sete dicas para negociar salário sem ser 'mercenário'

Em tempos de bonança no mercado de trabalho (o desemprego ficou em 4,7% em dezembro, o menor índice da história, de acordo com o IBGE), é comum o trabalhor ter mais espaço para negociar o salário, seja para começar em um novo emprego ou para buscar uma contraproposta na companhia atual.

PUBLICIDADE

Foto do author Fernando Scheller
Por Fernando Scheller
Atualização:

No entanto, é sempre bom usar o bom senso para não transformar a negociação em um ponto negativo na carreira. A consultoria Robert Half elaborou um "passo a passo" com sete dicas para quem estiver passando por uma essa situação.

PUBLICIDADE

Confira:

1) Seja realista: Entenda se a empresa está em posição de barganhar e saiba disso antes de tentar qualquer negociação salarial. Caso você esteja pleiteando uma oportunidade em uma 'start-up' ou em uma empresa que tenha anunciado recentemente demissões ou fraco resultado financeiro, os limites financeiros podem ser menos elásticos.

2) Seja assertivo. Não entre em negociações sem fazer a sua lição de casa. Pesquise sobre as últimas tendências de salário em sua cidade, segmento de atuação e cargos, revendo estudos e publicações sobre remuneração, além de conversar com colegas e headhunters.

3) Espere sua chance. Tenha paciência e aguarde o executivo colocar o tema salário na pauta da entrevista e certifique-se de compreender plenamente os requisitos da vaga antes de responder perguntas sobre o seu salário desejado. Consulte potenciais empregadores sobre qual seria uma boa margem de negociação, evitando propostas fora da realidade.

Publicidade

4) Busque sua meta. Se a proposta salarial oferecida pelo executivo não atender à sua expectaiva, não há problema em propor uma compensação extra. É comum que empregadores iniciem a conversa pelo valor mais baixo, dando margem a negociações.

5) Não blefe. Nunca é uma boa estratégia enganar ou omitir informações sobre sua remuneração atual ou sobre ofertas de emprego com remenurações superiores na tentativa de obter mais vantagem financeira. Em vez disso, tente reforçar o seu valor para a empresa e seja honesto sobre o salário desejado.

6) Não pense apenas na questão financeira. Certifique-se de analisar todos os aspectos de uma oferta de emprego.Um pacote de benefícios generoso ou oportunidades de aprendizado e crescimento podem compensar um salário inicialmente mais baixo.

7)Termine em bom tom. Caso as negociações não saiam da forma esperada, e você decida recusar a oferta, faça isso de forma elegante e em tom de agradecimento. Nunca se sabe quando se pode encontrar o executivo novamente.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.