12:18


15 de Abril de 2010

 

Patrocinado por




Você está em Economia > Negócios
Início do conteúdo

Índia investiga operações do Google e do Yahoo

13 de fevereiro de 2012 | 11h 28
GABRIEL BUENO - Agencia Estado

NOVA DÉLHI (AE) - O governo da Índia investiga se as unidades locais dos gigantes norte-americanos da internet Google e Yahoo violaram as leis do país relativas ao câmbio. Uma graduada autoridade do Ministério das Finanças, que monitora as transações com moedas estrangeiras e atividades de lavagem de dinheiro, disse que foram enviadas notificações às unidades locais das empresas sobre as investigações.

Um porta-voz do Google na Índia disse que a companhia ainda não recebeu a nota e portanto não pode comentar detalhes específicos."Nós temos uma obrigação com nossos acionistas de estabelecer uma estrutura tributária eficiente e nossa estrutura cumpre as regras relativas a impostos em todos os países em que operamos", afirmou o porta-voz do Google. O funcionário lembrou que a empresa paga uma quantia "substancial" de impostos e emprega quase 2 mil na Índia. Funcionários do Yahoo na Índia recusaram-se a comentar o assunto.

A autoridade indiana não deu detalhes sobre o assunto. Na sexta-feira, a agência Press Trust of India informou, citando fontes não identificadas, que o Ministério das Finanças investiga se o Google violou leis sobre transações com moeda estrangeira enquanto transferia fundos para entidades estrangeiras, incluindo a Irlanda, e realizava investimentos no exterior. As informações são da Dow Jones.

Siga o @estadao no Twitter