12:18


15 de Abril de 2010

 

Patrocinado por




Você está em Economia
Início do conteúdo

Hungria espera começar a negociar com UE e FMI até começo de março

País está sendo acusado de violar tratados da União Europeia

08 de fevereiro de 2012 | 9h 07
Danielle Chaves, da Agência Estado

FRANKFURT - O ministro de Relações Exteriores da Hungria, Janos Martonyi, afirmou que seu país espera começar a negociar uma assistência financeira com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) até o começo de março, no máximo, de acordo com informações do jornal alemão Financial Times Deutschland.

O governo do primeiro-ministro Viktor Orban tem sido criticado internacionalmente por causa de leis que ameaçariam a independência do banco central e do poder judiciário. Martonyi disse que espera chegar a um acordo rápido com a Comissão Europeia sobre as acusações de que o país teria violado tratados da União Europeia. "Nós enviaremos nossas propostas em meados de fevereiro e esperamos que tudo seja aceito."

A Hungria, que enfrenta um aumento nos custos de financiamento e uma desvalorização da moeda, anunciou em novembro que iria buscar ajuda da UE e do FMI para ter segurança diante da turbulência no mercado. No entanto, tanto a UE quanto o FMI se recusaram a estudar o pedido da Hungria se o governo não mudar a legislação que consideram problemática.

Orban afirmou no fim de janeiro que os legisladores, predominantemente do Partido Fidesz, conseguiriam fazer as emendas jurídicas exigidas até o fim de fevereiro. As informações são da Dow Jones. 


Siga o @EstadaoEconomia no Twitter