Hungria espera começar a negociar com UE e FMI até começo de março
País está sendo acusado de violar tratados da União Europeia
FRANKFURT - O ministro de Relações Exteriores da Hungria, Janos Martonyi, afirmou que seu país espera começar a negociar uma assistência financeira com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) até o começo de março, no máximo, de acordo com informações do jornal alemão Financial Times Deutschland.
O governo do primeiro-ministro Viktor Orban tem sido criticado internacionalmente por causa de leis que ameaçariam a independência do banco central e do poder judiciário. Martonyi disse que espera chegar a um acordo rápido com a Comissão Europeia sobre as acusações de que o país teria violado tratados da União Europeia. "Nós enviaremos nossas propostas em meados de fevereiro e esperamos que tudo seja aceito."
A Hungria, que enfrenta um aumento nos custos de financiamento e uma desvalorização da moeda, anunciou em novembro que iria buscar ajuda da UE e do FMI para ter segurança diante da turbulência no mercado. No entanto, tanto a UE quanto o FMI se recusaram a estudar o pedido da Hungria se o governo não mudar a legislação que consideram problemática.
Orban afirmou no fim de janeiro que os legisladores, predominantemente do Partido Fidesz, conseguiriam fazer as emendas jurídicas exigidas até o fim de fevereiro. As informações são da Dow Jones.
Siga o @EstadaoEconomia no Twitter
- 08:34 BCE deve se preparar para ...
- 08:27 FMI espera que governo da Grécia ...
- 08:12 Alemanha diz que não mudará posição ...
- 07:52 China mira infraestrutura para ...
- 07:41 Fitch corta rating da dívida do ...
- 07:27 Xstrata prevê recuperação de demanda ...
- 07:22 Crise do euro ameaça recuperação ...
- 07:00 Governo reduz IPI para automóvel; veja ...
- 22:42 Abertura de loja de carros no domingo ...
- 22:40 Mercedes e Volvo param produção de caminhões









