12:18


15 de Abril de 2010

 

Patrocinado por




Você está em Economia
Início do conteúdo

Petrobrás sobreviveu a todos os ventos privatistas, diz Dilma

Presidente discursou na posse de Graças Foster na presidência da estatal, destacando o ineditismo de uma mulher dirigir uma empresa deste porte

13 de fevereiro de 2012 | 16h 59
Agência Estado

SÃO PAULO - A presidente Dilma Rousseff disse na tarde desta segunda-feira, 13, que a Petrobrás "sobreviveu a todos os ventos privatistas" e hoje "exerce papel fundamental em nosso modelo de desenvolvimento". A presidente discursou hoje na posse da Maria das Graças Foster na presidência da estatal, em substituição a José Sérgio Gabrielli.

Dilma exaltou o crescente investimento da empresa em pesquisa, o que garantiu "autonomia científica" para exploração em águas profundas do pré-sal. Também destacou o fato de a empresa atuar em várias áreas importantes de energia e gás. "Só empresas assim serão perenes em um mercado tão assimétrico e agressivo", discursou. "Agora, é tudo contigo, Graciosa", disse a presidente a Graça Foster, bem-humorada, ao encerrar o discurso.

Dilma destacou também a estratégia de exigência de conteúdo local nas negociações mantidas pela Petrobrás. Segundo ela, "as compras da Petrobrás são vantajosas para a empresa e para o País". A presidente acrescentou que considera fundamental a participação da petroleira como "indutora do desenvolvimento" do Brasil. Ela disse ainda que o compromisso de ter componentes nacionais em suas unidades não compromete a companhia diante "dos mais de 600 mil acionistas privados", reforçando que "não abriríamos mão de manter fatia nacional nas compras da Petrobrás"

A presidente também ressaltou o fato de Graça ser a primeira presidenta eleita de uma empresa de petróleo, a primeira presidente como ela. "Venho também para me despedir de um grande companheiro, um grande amigo, para cumprimentar como profissional competente", afirmou Dilma, sobre José Sérgio Gabrielli.

A presidente acrescentou que se sentia "emocionada e muito grata". Dilma afirmou ainda que conhece a capacidade do corpo profissional da Petrobrás e que a empresa foi capaz de se superar e o Brasil tem nela exemplo.

Em seu discurso, Dilma lembrou que acompanhou por anos a Petrobrás como presidente do Conselho de administração e, por isso, conhece "a força e os desafios que essa empresa representa".

A presidente disse conhecer a capacidade, o corpo funcional meritocrático da empresa, e o poder que ele representa na condução de ações, iniciativas, projetos que têm o poder de elevar a condição do País, de torná-lo um País, disse. "Por sete anos, eu acompanhei todos os negócios da Petrobrás como presidente do Conselho e conheço as forças e os desafios que esta empresa representa. Sobretudo, eu conheço a capacidade do corpo profissional", afirmou.

Dilma disse que a Petrobrás exerce papel importante na reafirmação da soberania, numa das áreas mais importantes que é a energia. Dilma também destacou a empresa como indutora do desenvolvimento do Brasil.


Siga o @EstadaoEconomia no Twitter