12:18


15 de Abril de 2010

 

Patrocinado por




Você está em Economia
Início do conteúdo

Bolsas da Ásia caem com foco voltando-se para crescimento

23 de fevereiro de 2012 | 7h 53
REUTERS

TÓQUIO, 23 FEV - As ações asiáticas e o euro caíram nesta quinta-feira com preocupações sobre o crescimento global, lideradas por altos preços do petróleo e dados mostrando que a zona do euro pode cair em recessão, que renovaram temores sobre os desafios de reestruturação da dívida da Grécia.

O índice que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caiu 0,6 por cento, consolidando-se de recentes ralis após o fechamento, no início da semana, do tão aguardado acordo de 130 bilhões de euros para o resgate da Grécia. Setores sensíveis a ciclos de crescimento, incluindo tecnologia e materiais, tiveram baixo desempenho.

"Agora que o segundo pacote de resgate à Grécia foi decidido e precificado no mercado, os mercados já estão olhando para o próximo problema", afirmou o diretor-gerente de mercados de capitais da Kazaka Securities, Yoshihiko Tabei.

"E o próximo problema é a reforma fiscal da Europa e como essas medidas de austeridade serão feitas pelo bloco."

O indicador Nikkei do Japão contrariou a tendência regional, revertendo o curso de queda inicialmente registrado para ganhar 0,5 por cento, parcialmente apoiado pela desvalorização do iene, que caiu ao menor nível em sete meses ante o dólar na quarta-feira.

Uma queda inesperada no índice de gerentes de compras do setor de serviços da zona do euro reviveu temores de que a economia pode entrar em recessão e aumentou as dúvidas sobre a capacidade da Grécia reanimar sua economia e implementar as reformas fiscais necessárias sob o programa de resgate.

O amplamente esperado rebaixamento da Grécia pela Fitch, após um acordo de troca de dívida, reforçou o tom negativo, disseminando uma liquidação em ações de bancos em meio a preocupações de recapitalização.

O euro ficou em 1,3256 dólar, lutando para quebrar uma máxima de quase duas semanas, de 1,3293 dólar, atingida na terça-feira após o acordo na Grécia.

O aumento dos preços do petróleo sustentou o euro, com administradores de reservas potencialmente convertendo suas receitas em dólares para euros, disseram analistas do BNP Paribas em comunicado, enquanto operadores afirmaram que preços firmes do petróleo impulsionaram a demanda de dólar por parte de importadores de petróleo japoneses.

O índice de Seul encerrou em baixa de 1,03 por cento. O mercado recuou 0,78 por cento em Hong Kong e a bolsa de Taiwan tombou 0,80 por cento.

Já o índice referencial de Xangai avançou 0,25 por cento. Cingapura retrocedeu 0,91 por cento e Sydney fechou com desvalorização de 0,16 por cento.

(Reportagem de Chikako Mogi)

Siga o @EstadaoEconomia no Twitter