Trichet pede unidade europeia em questões que envolvam FMI
CERNOBBIO, ITÁLIA - A Europa precisa assumir posições conjuntas sobre questões internacionais dentro do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse neste sábado o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet.
"A Europa deve ter uma posição unificada", disse. Ele ponderou, no entanto, que essa é uma opinião pessoal e que o banco não tem uma postura oficial sobre o assunto.
Os comentários de Trichet em uma conferência em Cernobbio, às margens do lago de Como, próximo a Milão, foram feitos em meio a uma polêmica sobre a forte presença da Europa dentro do conselho do FMI. Os Estados Unidos defendem que países emergentes tenham mais espaço.
Trichet também voltou a descartar a possibilidade de que a Grécia seja excluída da zona do euro por causa da crise fiscal do país, dizendo que a volta do dracma, moeda anterior da Grécia, seria a pior opção para Atenas.
(Reportagem de Francesca Landini e Ian Simpson)
Siga o @EstadaoEconomia no Twitter
- 21:57 Bancos só veem queda do calote no 2º semestre
- 21:49 ‘No modelo do pré-sal, a Petrobrás ...
- 21:43 O desempenho brasileiro em Cannes
- 21:29 Preço de combustível tem de subir ...
- 20:09 Quem são e onde vão atuar os brasileiros ...
- 20:02 De Veneza a Cannes, a história da ...
- 19:42 Festival Internacional da criatividade
- 18:46 Moratória desordenada levaria à saída ...
- 14:52 Nova Materia
- 13:55 Sindicados espanhóis se mobilizam ...








