'Aquilo que o governo não concordar, o presidente vetará', diz Lobão
Para ministro de Minas e Energia, objetivo é aprovar os projetos até o final deste 1º semestre
BRASÍLIA - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse há pouco que o Congresso Nacional tem liberdade para mudar os projetos do pré-sal, que tramitam na Casa, mas alertou que "aquilo que o governo não concordar, o presidente vetará".
Com relação a discussão de aplicação ou não do regime de urgência na tramitação dos projetos no Senado, Lobão disse que ela poderá ser retirada, se o presidente do Senado e os líderes pedirem, mas ponderou que "isso não impediria o governo de reiterar a urgência, se houver um atraso maior do que se pode imaginar".
Para o ministro o ideal é que os quatro projetos sejam aprovados até o final do primeiro semestre. Lobão deixará o Ministério no final do mês para reassumir a vaga no Senado e disputar a reeleição em outubro.
Mineração
Lobão disse ainda que as pastas de Energia e da Fazenda deverão concluir em 30 dias os estudos que estão sendo realizados para definir se haverá ou não mudanças nos royalties cobrados da mineração. Na semana passada Lobão anunciou a proposta do Ministério para o novo marco regulatório do setor, mas deixou de fora a questão dos royalties que, além de causar polêmica entre os empresários, ainda encontra resistência na Fazenda.
Isto porque a proposta do Ministério de Minas e Energia consiste em aumentar os royalties mas reduzir outros impostos para manter a competitividade das empresas brasileiras. Lobão, porém admite que a Fazenda resiste à ideia de reduzir tributos. Para o ministro, "seriam razoáveis" royalties de 6% sobre o faturamento das empresas mineradoras. Hoje as alíquotas variam de 0,2% a 3%, dependendo do produto.
"É possível aumentar a alíquota, desde que consiga a concordância na Fazenda para reduzir algum tributo. Eles estão resistentes" disse o ministro, em entrevista, depois de participar de audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara, convocada para discutir o marco regulatório da mineração.
Siga o @EstadaoEconomia no Twitter
- 18:38 Ibovespa sobe com construtoras e zera ...
- 18:35 Gafisa reelege Duilio Calciolari ...
- 17:58 Atuação do BC faz dólar cair 1,71% e ...
- 17:54 ANÁLISE-Preços de celulose devem cair até ...
- 17:49 CEO do JP Morgan é convidado a depor ...
- 17:28 IPI para motos importadas, micro-ondas ...
- 17:20 Fipe: relação etanol/gasolina sobe e ...
- 17:12 Petróleo nos EUA fecha em alta, mas cai ...
- 16:52 Bankia confirma pedido de € 19 bi em ...
- 16:43 Citi e UBS perderam US$ 50 mi com erros ...









