Brasil e China fecham acordo de swap em moeda local
RIO DE JANEIRO, 21 JUN - O Brasil e a China, seu maior parceiro comercial, decidiram criar um mecanismo bilateral de swap de moeda local entre seus bancos centrais para facilitar a tomada de crédito para investimentos dos dois países.
O acerto ocorreu em reunião entre a presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, nesta quinta-feira. Foram assinadas, na ocasião, diversas iniciativas para uma cooperação mais estreita entre os dois países de olho em incrementar o comércio e os investimentos.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, explicou que a operação terá os valores máximos equivalentes de 60 bilhões de reais para os chineses e de 190 bilhões de iuanes para os brasileiros.
Segundo ele, esse valor poderá ser sacado pelos dois países de seus respectivos bancos centrais.
O objetivo, ainda de acordo com Mantega, é tornar esse mecanismo de swap um contraponto às dificuldades de financiamento que ocorrem neste momento de turbulência no exterior.
"Com a falta de crédito internacional, teremos crédito para apoiar as nossas transações", disse Mantega, afirmando que o mecanismo deve entrar em vigor nas próximas semanas.
O ministro afirmou também que, dependendo do caso, os swaps de moeda local poderão ser convertidos em dólar.
Essa parceria creditícia entre Brasil e China ocorre em um momento em que o governo da presidente Dilma Rousseff tenta diversificar as exportações de bens manufaturados e não ficar limitado à venda, em grande parte, de commodities.
"O mercado chinês se transformará em um dos grandes mercados consumidores do mundo e poderá consumir além de commodities brasileiras, produtos manufaturados", afirmou o ministro da Fazenda.
ESTÍMULO AO CONSUMO
Mantega aproveitou ainda o anúncio dos detalhes do acordo para afirmar que o governo não está pensando em prorrogar a redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para a linha branca.
Ele estimulou os consumidores a aproveitar os últimos dias da redução do tributo, que acaba em 30 de junho.
O benefício abrange móveis, fogões de cozinha, refrigeradores, lavadoras de roupa, tanquinho e itens de decoração.
Siga o @EstadaoEconomia no Twitter
- 14:17 Yahoo aprova acordo de US$ 1,1 bi para ...
- 12:45 Japão promete investir US$ 2 bi em ...
- 12:20 Recuo da Anadarko expõe vulnerabilidade ...
- 11:08 Crise da dívida dos EUA é ameaça, ...
- 10:57 Uma mina de diamantes no sertão da Bahia
- 09:40 Embraer vai renovar seus E-Jets até 2018
- 09:32 BC deve impedir desvalorização maior do real
- 09:29 Era do dólar barato vai chegando ao fim
- 09:21 Estados voltam a se endividar com os bancos
- 08:52 Falta de rota de escoamento trava ...









