Copom acertou ao manter Selic em 8,75% ao ano, diz Abdib
Entidade ponderou ainda que os juros reais do País continuam entre os maiores do mundo, o que prejudica o crescimento e os investimentos
SÃO PAULO - O presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Paulo Godoy, elogiou há pouco a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de manter a taxa básica de juros em 8,75% ao ano. Ele ponderou que os juros reais do País continuam entre os maiores do mundo, o que prejudica o crescimento e os investimentos.
"O Copom acertou em manter a taxa Selic em 8,75% ao ano. Mesmo que a decisão pela manutenção tenha sido apertada, com cinco votos favoráveis e três pela elevação dos juros em 0,5 ponto porcentual, o que pode indicar uma mudança em relação às últimas decisões do comitê, é fundamental aguardar e acompanhar a evolução da economia antes de fixar uma meta para os juros acima da atual", disse Godoy, em nota.
Godoy disse que a elevação dos preços no início do ano ocorreu em consequência de fatores sazonais e conjunturais, o que não justificaria a elevação da Selic. "Há uma margem importante de ociosidade na indústria - cerca de 17%, em média - que pode absorver aumento da demanda no curto prazo sem pressionar os preços. Além disso, os investimentos industriais e em infraestrutura estão em trajetória de crescimento, o que elevará a capacidade de ofertar bens e serviços."
Siga o @EstadaoEconomia no Twitter
- 12:34 Senado adia sabatina de indicado à ...
- 12:33 PIB da Grécia recua 7% no 4o tri de 2011
- 12:27 Economia da Alemanha vai desacelerar em ...
- 12:16 Preços dos importados nos EUA aumentam ...
- 12:15 Vendas no varejo dos EUA crescem 0,4% ...
- 12:05 BNDES quer elevar em 25% empréstimos ...
- 11:57 Varejo de janeiro será o primeiro com ...
- 11:43 Governo pune triangulação na importação ...
- 11:41 Desemprego em 34 países fica estável em ...
- 11:33 Varejo na região metropolitana de SP ...









