12:18


15 de Abril de 2010

 

Patrocinado por




Você está em Economia
Início do conteúdo

Economia global segue com perspectiva de baixo crescimento, diz Tombini

Presidente do BC sustentou que, para o Brasil, o cenário externo ainda representa um viés desinflacionário e reforçou que a inflação seguirá em trajetória convergente à meta

12 de junho de 2012 | 12h 00
Eduardo Cucolo e Fernando Nakagawa, da Agência Estado

BRASÍLIA - O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou que o Brasil apresenta sólidos fundamentos macroeconômicos, com robustos colchões de liquidez em moeda estrangeira e no sistema financeiro nacional, e que a estrutura macroeconomia vem sendo testada e respondendo bem aos desafios.

Sobre o cenário externo, Tombini afirmou que a visão continua sendo caracterizada por mercados voláteis, "que deve ser a norma nos próximos meses e trimestres". "Para o Brasil, o cenário externo ainda representa cenário desinflacionário", afirmou. "O cenário externo sinaliza fraco crescimento global nos próximos trimestres."

Tombini reforçou a avaliação de que a inflação seguirá em trajetória convergente à meta neste ano. Segundo ele, a análise da instituição sinaliza que há maior convergência do IPCA à meta em 2012. "E não deixaremos escapar para níveis elevados no próximo ano", disse.

Para o presidente do BC, a Europa continua com uma perspectiva de baixo crescimento nos próximos anos, "sujeita a alguma volatilidade importante no curto prazo". Nos EUA, o processo de expansão continua em ritmo moderado (com crescimento em patamar de 2% a 2,5%), segundo Tombini, mas com recuperação.

Para Tombini, o ritmo da atividade econômica no Brasil irá se acelerar ao longo de 2012, sustentado pela demanda interna e pela flexibilização das condições monetárias e financeiras. "Teremos um crescimento mais forte no segundo semestre de 2012, pois há uma série de impulsos que a economia já recebeu", afirmou.

O presidente do BC afirmou ainda que a inflação segue em trajetória de convergência para a meta. "Temos progressos importantes na inflação no Brasil."

"A despeito da desaceleração, nossa visão é que a China tem capacidade de coordenar a administrar um pouso suave daquela economia." Tombini observou ainda que a projeção de crescimento mundial de 2,3% para 2012 é um "nível bastante baixo".

Tombini participa de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Espanha

Tombini avaliou de forma positiva a recente oferta do empréstimo de 100 bilhões de euros para os bancos espanhóis. "Os 100 bilhões de euros serão importantes para retomar a estabilidade. Reduz a chance de evento extremo na economia", disse.

Em outro trecho da reunião, Tombini tranquilizou os senadores quanto à possibilidade de contaminação do Brasil via bancos estrangeiros que operam em mercados com problemas, especialmente aqueles da Espanha. O presidente do BC lembrou que as regras brasileiras são restritas e exigem a abertura de um banco integral no Brasil. "Desde 1998, estrangeiros só abrem um banco no País com capital e liquidez exigidos pelas regras", disse.

Outro exemplo citado é a impossibilidade de que instituições financeiras estrangeiras captem recursos de investidores brasileiros em solo nacional para emprestar em outros países. Tombini lembrou que essa operação é proibida.

Reservas

Alexandre Tombini afirmou que, em comparação aos demais países do Brics, as reservas do Brasil na comparação com o PIB tem patamar moderado. Ele destacou, entretanto, que o Brasil tem um processo contínuo de acúmulo de reservas internacionais, que têm ajudado no processo de enfrentamento da situação mais adversa.

Tombini afirmou também que, enquanto a política fiscal ganha contornos especiais no mundo, o Brasil tem dívida pública cadente. "Temos progressos no tema fiscal, o que dá solvência importante neste momento", disse. "O superávit primário, junto com crescimento econômico, tem permitido redução da dívida líquida/PIB."

O presidente do BC disse ainda que, na dívida bruta, o Brasil também tem posição de destaque na comparação internacional. Tombini ressaltou ainda que o sistema financeiro no Brasil é sólido, com liquidez, o que foi respaldado pelo estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird). O estudo considerou que o sistema financeiro do País é estável, com baixo risco e liquidez adequada.

Tombini afirmou ainda que o custo de captação internacional do Brasil tem recuado para níveis historicamente baixos.





Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui


Fechar

Para continuar lendo o Estadão, faça já o seu cadastro. É rápido e fácil.

Seus dados serão guardados de forma segura e não serão compartilhados.

Quero me cadastrar Sou assinante Já sou cadastrado
SOU ASSINANTE - ACESSO
Esqueci minha senha
JÁ SOU CADASTRADO

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão.

Esqueci minha senha
QUERO CRIAR MEU LOGIN

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha.

ESQUECI MINHA SENHA

QUERO ME CADASTRAR

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo.

CADASTRO REALIZADO

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail .
Clique no link fornecido e crie sua senha.


Importante!
Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail está ativado.

QUERO ME CADASTRAR

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo.