Exxon venderá parte de sua fatia na Tonen por US$ 3,9 bi-fontes
Por Taro Fuse e Emi Emoto
TÓQUIO, 28 JAN - A Exxon Mobil planeja devolver uma grande parte de sua fatia de 50 por cento na refinaria japonesa TonenGeneral Sekiyu KK a seu parceiro no negócio, num acerto que poderia valer cerca de 300 bilhões de ienes (3,9 bilhões de dólares). A empresa fará o anúncio da venda já na manhã de segunda-feira, disseram à Reuters quatro fontes com conhecimento direto do assunto.
A Exxon Mobil reterá aproximadamente 20 por cento da TonenGeneral, mas o negócio representará na prática um recuo da
gigante petrolífera norte-americana na terceira maior economia do mundo, num momento em que direciona seus recursos para os mercados emergentes e a exploração de recursos naturais.
A iniciativa também poderá provocar um realinhamento nas refinarias de petróleo no Japão, que vêm reduzindo sua capacidade para enfrentar a queda na demanda em uma economia enfraquecida e uma mudança em direção a formas de energia mais eficientes e menos prejudiciais ao meio ambiente, dizem analistas.
No início deste mês a Reuters informou que a Exxon estava mantendo conversações para devolver parte de sua fatia à TonenGeneral. A TonenGeneral, que importa e distribui o petróleo da Exxon no Japão, é a segunda maior refinaria japonesa, atrás da JX Holdings. Concorrentes menores incluem a Idemitsu Kosan, a Cosmo Oil e a Showa Shell.
A Exxon e a TonenGeneral pretendem concluir o negócio por volta do fim do primeiro semestre, disseram as fontes à Reuters, sob condição de anonimato.
Segundo as fontes, a TonenGeneral buscará os recursos para o acerto no Sumitomo Mitsui Banking Corp, Sumitomo Trust Banking,Bank of Tokyo Mitsubishi UFJ e Mitsubishi Trust Bank.
Siga o @EstadaoEconomia no Twitter
- 17:13 Líderes do G-8 dizem que crescimento ...
- 16:38 Angela Merkel sugere referendo à ...
- 15:20 Líderes mundiais do G8 prometem ...
- 14:47 Pesquisas mostram disputa acirrada ...
- 11:48 Preocupações com economia europeia ...
- 11:17 G8 progride em debate sobre crise da zona ...
- 09:07 Grécia confirma eleições no dia 17 de junho
- 08:45 Rio Investors Day terá presença de 70 ...
- 08:29 Europa deve evitar saída da Grécia, ...
- 08:23 Ação do Facebook decepciona na estreia









