12:18


15 de Abril de 2010

 

Patrocinado por




Você está em Economia
Início do conteúdo

Fracasso do Nexus Q desafia o Google

Venda do equipamento de vídeo e música foi adiado; produto é mais caro que concorrentes, mas tem funções mais limitadas

09 de agosto de 2012 | 22h 41
Claire Cain Miller, The New York Times

Em junho, engenheiros do Google subiram ao palco diante de milhares de desenvolvedores de software exultantes para apresentar o Nexus Q, uma bola preta capaz de transmitir música e vídeo em tempo real. Era a primeira tentativa da empresa de fabricar seu próprio hardware e o Google a chamou de "terceira onda dos eletrônicos de consumo". Na semana passada, porém, apenas cinco semanas após as pompas introdutórias na conferência anual dos desenvolvedores, o Google adiou indefinidamente a entrega do aparelho.

Apesar de a empresa não estar apostando sua sorte no Q, o fracasso revela desafios mais profundos para o gigante de busca na internet na sua tentativa de entrar em duas áreas novas: hardware e tecnologia social.

O hardware para o Q, que o Google fabrica numa fábrica em San Jose, Califórnia, foi em geral bem recebido, mas os primeiros usuários dizem que o dispositivo simplesmente não faz o suficiente. E no que ele faz, a US$ 299, é caro demais.

A única declaração da empresa sobre o atraso veio numa carta a consumidores que haviam feito encomendas. A carta acatou as críticas dos primeiros usuários e disse: "Decidimos adiar o lançamento ao consumidor do Nexus Q enquanto trabalhamos para aprimorá-lo." Os consumidores que encomendaram o aparelho vão recebê-lo sem nenhum custo.

O esforço do Google para construir o Q é parte da batalha épica entre Google, Apple, Microsoft e Amazon pelo controle da sala de estar - os programas de TV a que assistimos, a música que ouvimos e os anúncios publicitários que vemos sentados no sofá.

"A batalha pela TV está violenta", disse James L. McQuivey, um analista de mídia e tecnologia na Forrester. "Se você é o Google e sabe que o futuro da publicidade vai englobar todas as telas - aquelas em que você é forte, o PC e o telefone móvel, mas também a TV - você terá de explorar esse filão ou correr o risco de bater num teto de seu potencial de faturamento."

O Q é conectado em TVs ou alto-falantes, permitindo que seus donos ouçam música ou exibam vídeos de seus telefones ou tablets. Ele é semelhante a dispositivos como Apple TV, Boxee e GoogleTV. Mas é mais caro e faz muito menos. Ele só toca músicas e exibe vídeos da coleção limitada do Google Play e do YouTube, e só pode ser controlado por aparelhos Android. / TRADUÇÃO DE CELSO PACIORNIK





Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui


Fechar

Para continuar lendo o Estadão, faça já o seu cadastro. É rápido e fácil.

Seus dados serão guardados de forma segura e não serão compartilhados.

Quero me cadastrar Sou assinante Já sou cadastrado
SOU ASSINANTE - ACESSO
Esqueci minha senha
JÁ SOU CADASTRADO

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão.

Esqueci minha senha
QUERO CRIAR MEU LOGIN

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha.

ESQUECI MINHA SENHA

QUERO ME CADASTRAR

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo.

CADASTRO REALIZADO

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail .
Clique no link fornecido e crie sua senha.


Importante!
Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail está ativado.

QUERO ME CADASTRAR

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo.