Governo confirma que diretor quer sair da Petrobrás
Mais cedo, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que outras mudanças na estatal, além da nova presidência, só ocorreriam por ‘iniciativa própria’
BRASÍLIA - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta sexta-feira, 27, por meio de sua assessoria, que o diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, Guilherme Estrella, manifestou o desejo de sair do cargo. Segundo o ministro, este desejo ainda não foi formalizado à direção da estatal. Minutos antes, Lobão havia convocado uma entrevista coletiva para afirmar que não ocorreriam mudanças na estatal, salvo na presidência e na hipótese de algum diretor, por iniciativa própria, pedir para sair.
"A rigor não muda nada (na Petrobrás). Muda só o presidente e o assume o diretor da diretoria da qual sairá a doutora Graça Foster, que ainda não foi escolhido. No mais, permanece tudo como está, a menos que algum diretor pretenda, por iniciativa própria, sair. Será neste caso, claro, substituído", afirmou Lobão. Na semana passada, a assessoria de imprensa da Petrobrás confirmou a substituição do presidente José Sérgio Gabrielli pela diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Foster.
Ao longo da entrevista, Lobão reafirmou que não haveria mudanças, a não ser que algum diretor pedisse pra sair. "Eu estou dizendo que não haverá mudanças, exceto - repito pela quinta vez - se algum diretor decidir sair agora. Então ele pedirá pra sair e sairá", disse Lobão. O ministro não informou aos jornalistas, naquele momento, que tinha conhecimento do pedido de Estrella para deixar a diretoria. O cargo de Estrella é estratégico, porque coordena as ações de exploração do pré-sal.
A assessoria de imprensa do ministro justificou a omissão alegando que a coletiva havia sido convocada, apenas, para esclarecer que o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, permaneceria no cargo. Os rumores de que Machado seria substituído com a posse de Graça Foster causaram alvoroço no PMDB, responsável pela indicação do ex-senador para o cargo, que ocupa há nove anos.
Siga o @EstadaoEconomia no Twitter
- 08:39 Alemanha está vivendo ...
- 08:39 Cai o ritmo de alta do IPC-S
- 08:38 Sarasin prevê mais saques de clientes em 2012
- 08:32 PIB da zona do euro em 2012 é revisado ...
- 08:18 RBS tem prejuízo trimestral de US$3,1 bi
- 08:17 Clima de negócios da Alemanha sobe ...
- 08:16 Parlamento da Grécia deve votar hoje ...
- 08:11 IPC-S desacelera alta a 0,27% na ...
- 07:55 Mitsui compra brasileira Veloce Logística ...
- 07:54 Crédit Agricole tem prejuízo trimestral de ...









