12:18


15 de Abril de 2010

 

Patrocinado por




Você está em Economia
Início do conteúdo

Novo presidente do Bankia pede desculpa por queda das ações

Papéis do banco espanhol recuaram fortememte no mercado de ações após a apresentação de um plano para sanear e estabilizar a companhia, que foi estatizada no mês passado

29 de junho de 2012 | 16h 33
Álvaro Campos, da Agência Estado

VALÊNCIA - o novo presidente e executivo-chefe do banco espanhol Bankia, José Ignacio Goirigolzarri, se desculpou com os acionistas da instituição pelo dinheiro que eles perderam nos últimos meses, ao apresentar o plano para sanear e estabilizar a companhia, que foi estatizada no mês passado.

Goirigolzarri recebeu uma recepção hostil dos acionistas na primeira reunião anual do banco. Em um sinal de como a marca Bankia foi prejudicada após o resgate anunciado no mês passado, mais de 100 acionistas se juntaram para cobrar uma resposta de como suas poupanças podem ter sido perdidas pela gestão da companhia nos últimos anos. Muitos questionavam porque os ex-gestores não estão sendo responsabilizados pelo prejuízo.

Na reunião, que durou mais de seis horas, Goirigolzarri disse estar ciente das fortes quedas nos preços das ações do Bankia recentemente, e que "lamenta profundamente" por isso. "Eu sei que alguns dos nossos clientes estão decepcionados com a gente. Mas precisamos olhar para o futuro", comentou.

O governo da Espanha vai estatizar o Bankia, ao injetar 19 bilhões de euros na instituição. O resgate ocorre apenas dois anos após a instituição ter sido formada, com a fusão de sete bancos de poupança regionais. Posteriormente, quando o banco teve seu capital aberto, a maior parte das ações foi vendida para os próprios correntistas.

O novo CEO disse que encontrar uma solução para a situação dos detentores de ações preferenciais é uma prioridade para o Bankia, e que a instituição está em contato com as autoridades espanholas e europeias para discutir possíveis saídas. Mas ele reconheceu que, como um banco estatizado, as opções são limitadas. "Nossa capacidade de ganharmos dinheiro no futuro depende da confiança dos nossos clientes", comentou Goirigolzarri.

Ele também detalhou planos para reduzir pela metade os quase 60 bilhões de euros em hipotecas executadas e empréstimos imobiliários podres ao longo dos próximos três anos, além de vender ativos periféricos.

As informações são da Dow Jones





Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui


Fechar

Para continuar lendo o Estadão, faça já o seu cadastro. É rápido e fácil.

Seus dados serão guardados de forma segura e não serão compartilhados.

Quero me cadastrar Sou assinante Já sou cadastrado
SOU ASSINANTE - ACESSO
Esqueci minha senha
JÁ SOU CADASTRADO

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão.

Esqueci minha senha
QUERO CRIAR MEU LOGIN

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha.

ESQUECI MINHA SENHA

QUERO ME CADASTRAR

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo.

CADASTRO REALIZADO

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail .
Clique no link fornecido e crie sua senha.


Importante!
Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail está ativado.

QUERO ME CADASTRAR

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo.