Petrobrás traça cenários para fatia da União após oferta
De acordo com as diferentes possibilidades, participação da União pode cair para 54,86% ou aumentar para 57,33%
SÃO PAULO - A União possui 55,56% de participação nas ações ordinárias (com direito a voto) da Petrobrás. Essa fatia será alterada dependendo do resultado da oferta de ações, cujos detalhes saíram na manhã desta sexta-feira, 3. O prospecto preliminar da oferta traça alguns cenários, com base no fechamento dos papéis em Bolsa no dia 1º de setembro e levando em conta diferentes possibilidades de adesão à oferta e exercício dos lotes suplementar e adicional.
Segundo o prospecto preliminar da Petrobrás, a participação da União pode inclusive cair, para 54,86%, considerando a colocação total das ações na oferta global, o exercício das quantidades máximas do lote adicional e do suplementar, e contando com a participação de minoritários na subscrição em 50% do saldo das ações (deduzindo as subscritas pela União e BNDESPar na oferta prioritária). O porcentual do BNDESPar nessa hipótese cairia dos atuais 1,94% para 1,75% das ON.
Outra possibilidade é a fatia da União crescer para 57,33%, caso a oferta não tenha exercício dos lotes extras, enquanto o BNDESPar teria 1,82% das ON. Ainda considerando essa participação dos minoritários e com a quantidade máxima do lote suplementar somente (sem o adicional), a participação da União seria de 56,48% no total das ações com direito a voto da Petrobrás, e o BNDESPar, 1,80%, conforme o prospecto.
A quantidade de ações em propriedade de acionistas titulares de mais de 5% do capital social, bem como dos membros do conselho e da diretoria, mais as ações em tesouraria, atinge hoje 5.073.347.344 ordinárias e 3.700.729.396 preferenciais, um total de 8.774.076.740 papéis que pode subir para 12.534.018.638 na oferta, somente com a quantidade inicial, sem contar os lotes extras. Ainda com referência a 1º de setembro, o valor do capital da Petrobrás é R$ 258,572 bilhões, que cresceria para R$ 369,378 bilhões se concluída a oferta original, com integralização de todas as ações ofertadas e sem considerar lote adicional e suplementar.
Siga o @EstadaoEconomia no Twitter
- 01:34 EBX anuncia hoje venda de 0,8% para grupo ...
- 00:19 Lançamento do Estadão Acervo traz ...
- 00:11 Memória da censura é uma defesa à liberdade
- 00:07 Lula, FHC e Pelé homenageiam o ...
- 23:58 Sessenta instituições terão acesso a acervo
- 23:31 Google invade vida privada com Street View
- 23:26 Cliente não entende desconto e mercado para
- 23:21 Preços reduzidos já eram adotados ...
- 22:07 UE pede que Grécia fique no euro mas ...
- 22:03 Governo deveria desonerar construção ...









