Vendas de automóveis na China sobem 116% em janeiro
Total comercializado no mês foi de 1,32 milhão de unidades
XANGAI - A venda de automóveis na China disparou 115,5% em janeiro em relação ao mesmo mês do ano anterior, informou a associação oficial da indústria do país nesta terça-feira, com os compradores lotando as concessionárias antes do ano-novo chinês.
Um total de 1,32 milhão de carros foram vendidos no mês passado na China, o maior mercado automotivo do mundo, ante 610.600 unidades vendidas há um ano e 1,1 milhão vendidas em dezembro de 2009, disse a Associação de Fabricantes de Automóveis da China.
O feriado de uma semana, que começa em 14 de fevereiro, marca a maior temporada de compras para os chineses que gastam sem pudores em bens que vão de televisores de tela plana aos mais recentes aparelhos digitais.
Porém, analistas notaram que o forte crescimento de janeiro foi um tanto distorcido por uma base comparativa baixa de um ano antes, quando as vendas de automóveis caíram 7,76% em meio à lentidão da economia no período.
A venda de carros na China se recupera fortemente desde abril de 2009, fazendo do país um grande ponto positivo em meio à recessão global da indústria. O movimento tem sido incentivado pela política de Pequim, que promoveu medidas como corte de impostos sobre vendas de carros compactos para 5% e concessão de subsídios para compradores de zonas rurais.
Para continuar a fortalecer a indústria de automóveis, um grande mecanismo de crescimento, o governo chinês expandiu seus subsídios a compradores de veículos na zona rural no início de 2010. A taxa sobre vendas de carros compactos, contudo, subiu para 7,5%, mas ainda foi mais baixa que o imposto anterior, de 10%.
Siga o @EstadaoEconomia no Twitter
- 12:34 Senado adia sabatina de indicado à ...
- 12:33 PIB da Grécia recua 7% no 4o tri de 2011
- 12:27 Economia da Alemanha vai desacelerar em ...
- 12:16 Preços dos importados nos EUA aumentam ...
- 12:15 Vendas no varejo dos EUA crescem 0,4% ...
- 12:05 BNDES quer elevar em 25% empréstimos ...
- 11:57 Varejo de janeiro será o primeiro com ...
- 11:43 Governo pune triangulação na importação ...
- 11:41 Desemprego em 34 países fica estável em ...
- 11:33 Varejo na região metropolitana de SP ...









