12:18


15 de Abril de 2010

 

Patrocinado por




Você está em Economia
Início do conteúdo

Superávit ficou um pouco abaixo do padrão, diz Maciel

Chefe do Departamento Econômico do BC avalia, contudo, que o número não modifica o cenário fiscal 

29 de junho de 2012 | 11h 27
Fernando Nakagawa e Eduardo Cucolo, da Agência Estado

BRASÍLIA - O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, explicou que o resultado fiscal registrado em maio veio "um pouco abaixo do padrão". Apesar desse resultado aquém do observado recentemente, o número "não modifica o cenário fiscal". "Tanto que nos cinco primeiros meses de 2012 já temos 45% da meta do ano cumprida", disse. "Portanto, em trajetória consistente com o cumprimento da meta", acrescentou.

Além de comentar que o desempenho recente tem sido em linha com a meta, Maciel prevê que os números do segundo semestre serão ainda melhores. "A perspectiva é de que, com a aceleração da atividade, o quadro se torne ainda mais robusto".

Maciel comemorou a redução do gasto público para o pagamento de juros relacionados à dívida pública. "Destacaria o recuo nos últimos meses da despesa com juros da dívida. Em maio, recuaram (as despesas) 16% em relação a igual período do ano passado. Isso reflete, além da menor inflação, o recuo da taxa básica de juro. Essa é uma boa notícia", disse.

Segundo Maciel, a previsão do BC para a despesa com juros é de que o gasto seja equivalente a 4,5% do PIB em 2012. Se confirmado, o valor será menor que os 5,7% do PIB observados em 2011. "Em termos nominais, será uma redução de R$ 30 bilhões nos gastos com juros", disse.





Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui


Fechar

Para continuar lendo o Estadão, faça já o seu cadastro. É rápido e fácil.

Seus dados serão guardados de forma segura e não serão compartilhados.

Quero me cadastrar Sou assinante Já sou cadastrado
SOU ASSINANTE - ACESSO
Esqueci minha senha
JÁ SOU CADASTRADO

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão.

Esqueci minha senha
QUERO CRIAR MEU LOGIN

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha.

ESQUECI MINHA SENHA

QUERO ME CADASTRAR

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo.

CADASTRO REALIZADO

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail .
Clique no link fornecido e crie sua senha.


Importante!
Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail está ativado.

QUERO ME CADASTRAR

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo.