12:18


15 de Abril de 2010

 

Patrocinado por




Você está em Economia
Início do conteúdo

Vendas em supermercados ficam estáveis, diz Serasa

02 de julho de 2012 | 11h 55
AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - O setor supermercadista registrou estabilização nas vendas entre 2010 e 2011, aponta estudo da Serasa Experian. Baseado em 5.100 balanços de 1.200 empresas do segmento entre 2006 e 2011, o estudo atribui a estabilização nas vendas do setor à redução da capacidade de consumo da população. A alta de preços dos produtos associada ao maior endividamento da população resultou em menor renda disponível para consumo.

No estudo, o setor supermercadista foi dividido entre unidades de pequeno e médio porte e de grande porte. O primeiro grupo teve crescimento de vendas da ordem de 0,1% entre 2010 e 2011. Já os grandes tiveram queda de 0,6%. Os resultados ficaram bem abaixo dos 4% de aumento apurados pelo comércio em geral. No acumulado dos cinco anos da amostra, os supermercados apresentaram evolução de 49,4% (médios e pequenos portes) e 41,1% (grande porte), enquanto que o comércio em geral cresceu 40,8% no mesmo período.

A rentabilidade real dos grandes supermercados ficou praticamente estável entre 2009 e 2011, com ligeira expansão proporcionada por produtos importados, que ficaram mais baratos do que os nacionais devido ao longo período de valorização do real ante o dólar.

De acordo com o estudo, a demanda aquecida em 2009 e 2010 permitiu que o setor aplicasse reajustes nos preços acima dos praticados pelos fornecedores, o que aumentou a rentabilidade no biênio, mas levou à estabilização das vendas em 2011.



Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui


Fechar

Para continuar lendo o Estadão, faça já o seu cadastro. É rápido e fácil.

Seus dados serão guardados de forma segura e não serão compartilhados.

Quero me cadastrar Sou assinante Já sou cadastrado
SOU ASSINANTE - ACESSO
Esqueci minha senha
JÁ SOU CADASTRADO

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão.

Esqueci minha senha
QUERO CRIAR MEU LOGIN

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha.

ESQUECI MINHA SENHA

QUERO ME CADASTRAR

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo.

CADASTRO REALIZADO

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail .
Clique no link fornecido e crie sua senha.


Importante!
Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail está ativado.

QUERO ME CADASTRAR

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo.