Ministro alemão critica mistura de etanol na gasolina
HAMBURGO, 20 AGO - A mistura de bioetanol na gasolina da Alemanha está contribuindo para elevar os preços dos alimentos no terceiro mundo, alertou o ministro de Desenvolvimento Ultramarino do país, Dirk Niebel, nesta segunda-feira.
Em 2011, o governo alemão elevou o nível máximo permitido de mistura de etanol na gasolina para 10 por cento, ante 5 por cento, como parte do programa alemão para proteger o meio-ambiente, pela redução de emissões de CO2.
A nova mistura de bioetanol, chamada de E10, tem contribuído para elevar os preços dos alimentos, disse Niebel na televisão alemã ARD.
"Sozinha, a cota rígida, a exigência de misturar E10, leva a uma situação que alternâncias não podem ser feitas para adaptar aos elevados preços de mercado", disse ele. "Isso abre a porta para mais especulação e preços ainda maiores."
Niebel disse estar preocupado que países pobres tenham problemas em comprar alimentos após a recente alta nos preços globais de grãos.
Os preços globais dos grãos atingiram máximas recordes no mês passado, à medida que a região Meio-Oeste dos EUA sofria com a pior seca em 56 anos e uma onda de calor afetou as safras na Rússia.
As alegações de Niebel sobre influência do etanol sobre os preços dos alimentos foram rejeitadas por produtores de biocombustíveis.
A Associação Alemã de Produtores de Bioetanol disse que apenas 2 por cento da área plantada com grãos na Alemanha era usada para a produção de etanol.
(Reportagem de Michael Hogan)
Siga o @EstadaoEconomia no Twitter
- 20:13 OMC não tem consenso sobre guerra cambial
- 19:09 Para Temer, reforma do ICMS não ...
- 18:05 Indenizações do seguro DPVAT crescem 28% ...
- 17:57 Aprovada 2ª isenção do IR na venda ...
- 17:54 Operação prende 8 pessoas por fraude ...
- 17:33 Executivo e legislativo selam acordo ...
- 17:09 Tombini diz que projeções ...
- 16:57 Cuba libera ‘esporte burguês’ ...
- 16:49 Tombini diz que BC está vigilante ...
- 16:41 Audiência vê impactos de barragem de ...









