1. Usuário
Assine o Estadão
assine

10 regras para quem quer se vestir bem no trabalho

Leticia Bragaglia, do Economia & Negócios

22 Junho 2012 | 11h 41

 

 

SÃO PAULO - Um guarda-roupa bem montado pode contribuir para a sua imagem profissional. Veja as dicas dos consultores de moda e assista ao vídeo acima

1 - A roupa que você usa pode ser uma aliada poderosa no seu marketing pessoal dentro da empresa, já que ela ajuda a revelar a sua identidade. Pesquisas mostram que quando duas pessoas se conhecem, seus cérebros demoram apenas 3 segundos para formar uma primeira impressão. Pense nisso todas as manhãs e gaste cinco minutos a mais na hora de se arrumar para o trabalho. A estratégia parece fútil, mas pode ajudar a melhorar a sua imagem profissional. Se você quer parecer um profissional cuidadoso, cuide também da sua aparência.

2 - Antes de comparecer à entrevista de emprego, tente descobrir como é o ambiente de trabalho e como os funcionários costumam se vestir. Procure se adequar ao estilo do local. Isso varia muito de uma profissão para a outra. (Ex: advogados se vestem de maneira mais formal que publicitários.) O importante é usar uma roupa que te deixe confiante e seja confortável, para que você possa se concentrar no conteúdo da conversa durante o processo seletivo.

3 - Pequenos detalhes fazem toda a diferença e podem levantar ou derrubar um visual. Use um bom perfume, sem exagerar. Mantenha os sapatos engraxados e evite sandálias de dedo, que exponham demais os pés. Mantenha as unhas feitas, sem cair na tentação de usar cores muito estravagantes, a não ser que você trabalhe em um ambiente mais descontraído.

4 - Aprenda a se maquiar e valorize o seu ponto forte. Se for preciso, peça orientação para alguém e treine em casa. Hoje em dia existem muitos cursos rápidos e produtos bastante eficientes, que melhoram a aparência e tiram o ar de cansaço. Não abra mão destes recursos, já que o rosto é o primeiro foco de atenção durante uma conversa. Lembre-se: a maquiagem ideal para o trabalho deve ser leve.

5 - Trabalho não é lugar de paquera. Não tente chamar a atenção do colega ao lado usando decotes exagerados, saias muito curtas e roupas justas ou transparentes. Evite também as calças de cintura muito baixa, que exigem atenção redobrada na hora de sentar.

6 - Acessórios são grandes aliados para incrementar a roupa de trabalho e tirar os terninhos da mesmice. A dica é apostar em jóias ou bijuterias delicadas e lenços. Quem preferir acessórios maiores deve usar apenas uma peça para não ficar parecendo uma árvore de natal.

7 - Coquetéis e festas da empresa são ocasiões mais informais, o que não significa liberdade total para se vestir. Mantenha a discrição e não tente ser o centro das atenções com uma roupa muito chamativa, que exponha demais o corpo. Lembre-se que no dia seguinte tudo continua como antes e você terá que encarar o chefe e os colegas.

8 - Na dúvida, não ouse. Ambiente de trabalho não é o lugar ideal para você mostrar que conhece as últimas tendências da moda. A roupa não deve aparecer mais do que você. Em algumas profissões, mostrar algum conhecimento na área pega bem, mas isso deve ser feito de forma sutil. Quem quer mostrar personalidade não pode parecer escravo da moda.

9 - Quem está acima do peso deve ter atenção redobrada na hora de montar um guarda roupa eficiente para trabalhar. Não caia na tentação de tentar se esconder usando roupas largas demais, e nem ignore a questão usando roupas muito justas. Encare o problema de frente e use a roupa como aliada. Blazers estruturados e calças retas ajudam a esconder a barriga e afinar a silhueta. Decote em V favorece quem tem busto grande.

10 - Bom gosto e paciência para pesquisar preços podem compensar um orçamento apertado na hora de montar um bom guarda-roupa para trabalhar. Falta de dinheiro não pode ser justificativa para uma aparência desleixada. Compre com calma, investindo em poucas peças de boa qualidade e caimento impecável. Aposte nos clássicos.

 

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo