PUBLICIDADE

Publicidade

A surpresa que veio do Brasil

Desde o ano passado, parte relevante do crescimento do Tumblr vem dos brasileiros. Agora os executivos querem entender por quê

Foto do author Renata Agostini
Por Renata Agostini
Atualização:

Karp (E) e os executivos Coatney e Maloney: a meta é abrir um escritório no País

PUBLICIDADE

NOVA YORK - Não faz nem cinco meses, a rede de blogs Tumblr era apenas uma promissora empresa de internet no vasto universo de startups de tecnologia americanas. Em setembro passado, no entanto, investidores - e concorrentes - passaram a olhar de forma diferente para o site de hospedagem de blogs criado pelo americano David Karp em 2007. Após o aporte de capital de novos investidores, o valor do Tumblr saltou para US$ 800 milhões, o suficiente para colocá-lo entre as 25 empresas de internet mais valiosas dos Estados Unidos. "Começamos a crescer mais rápido do que imaginávamos e foi preciso buscar dinheiro para investir na operação. E a culpa desse avanço foi do Brasil", diz David Karp, fundador e executivo-chefe do Tumblr.Desde o ano passado, parte importante do crescimento da rede de blogs vem do público brasileiro, que se tornou a segunda maior audiência do site, atrás apenas dos americanos. Hoje, o Brasil contribui com quase 2 bilhões de visitas ao site por mês, cinco vezes mais que o registrado um ano antes e o equivalente a 12% da audiência total do Tumblr no mundo, segundo dados da empresa.O Brasil chamou a atenção dos executivos do Tumblr pela primeira vez em dezembro de 2010. No dia 5 daquele mês, uma pane no banco de dados da empresa fez a rede de blogs ficar fora do ar em todo o mundo durante 30 horas. Ao investigar o problema, os executivos do Tumblr descobriram que o aumento acelerado dos acessos no Brasil havia sobrecarregado o sistema."Os brasileiros descobriram o Tumblr e passaram a usá-lo intensamente nos mesmos horários que os americanos, porque o fuso horário é muito parecido. Não sabemos ainda exatamente o porquê, mas desde então estamos crescendo feito loucos no Brasil", diz Mark Coatney, diretor de mídia do Tumblr. Para entender as razões do crescimento da empresa no Brasil, três diretores do Tumblr desembarcarão na próxima quarta-feira no País. O roteiro do grupo incluirá reuniões com blogueiros e usuários do Tumblr em São Paulo e no Rio de Janeiro. A viagem será usada ainda para iniciar a busca por um executivo brasileiro, cujo trabalho será ajudar na criação de uma estratégia de crescimento específica para o País. A ideia é que, em março ou abril, uma comitiva maior, incluindo o fundador, David Karp, e o presidente da empresa, John Maloney, venha novamente para o Brasil. "Já estamos pesquisando o que devemos fazer para abrir um escritório no Brasil. Estamos levando muito a sério nossa investida no País", diz David Karp.Precoce. Karp não costuma mesmo brincar quando se trata do futuro de seus negócios. Começou a trabalhar cedo, aos 14 anos. Um ano mais tarde, já havia abandonado a escola, passando a se dividir entre os estudos em casa e o trabalho. Quando criou o Tumblr, com apenas 20 anos, já acumulava experiência em duas startups de tecnologia em Nova York, onde nasceu. Pela sua lógica, dessa forma teria mais chances de entrar no MIT, o mais respeitado instituto de tecnologia dos Estados Unidos. David nunca chegou a se inscrever na faculdade. Mas, pouco tempo depois, foi contratado como desenvolvedor de programas no site Urban Baby, vendido para o grupo de mídia CBS em 2006. Como havia recebido algumas ações da empresa como pagamento, conseguiu juntar o dinheiro necessário para fundar o Tumblr.Desde sua criação, em fevereiro de 2007, o Tumblr cresce sem parar. Hoje hospeda mais de 42 milhões de blogs, em 200 países, e tem quase 16 bilhões de acessos por mês. No fim de 2010, não chegava a 222 milhões de pageviews. Atualmente, uma média de 80 mil usuários são adicionados à rede todos os dias. "O Tumblr é poderoso porque une a simplicidade de publicação dos blogs com recursos de rede social, o que permite ao usuário encontrar rapidamente sua audiência ou o material que lhe interessa", diz Deven Parekh, diretor do Insight Venture Partners, um dos fundos com investimento no Tumblr. Diferentemente de outros sites que hospedam blogs, o Tumblr permite que os usuários não só publiquem textos, fotos e vídeos em suas páginas, mas adicionem amigos e compartilhem o material com outros usuários, por meio de ferramentas como "reblog" e "curtir", aos moldes do Facebook e Twiter. Concorrentes. Segundo dados da Nielsen, com cinco anos de existência, o Tumblr já é a sétima rede social mais acessada nos Estados Unidos. Em visitantes únicos, ainda perde para os concorrentes Blogger e Wordpress, plataformas de blogs criadas quatro anos antes, em 2003. Mas em número de blogs já supera o Wordpress e está cada vez mais próximo da líder Blogger."É uma rede nova no Brasil, mas que vem atraindo muita atenção. Cresce bastante com os blogs de humor e a publicação de piadas curtas que se espalham rapidamente pela internet", diz José Calazans, analista do Ibope Nielsen online.O Brasil continua a ser um mercado em expansão para empresas de internet e, por isso, o potencial de crescimento para o Tumblr é grande no País. Desde 2009, a internet brasileira recebeu mais de 10 milhões de novos usuários. E o tempo dedicado pelos internautas às redes sociais quase dobrou: hoje, das 47 horas que o brasileiro passa no computador por mês, pelo menos 8 são dedicadas à navegação em sites como Facebook, Orkut, Twitter e Tumblr. Já é mais do que o tempo gasto pelos americanos com redes sociais. Para aproveitar o interesse dos brasileiros e ajudar a encurtar a distância das redes sociais líderes, o Tumblr já prepara uma versão em português do site, cujo lançamento virá nos próximos meses. "Há muito espaço para crescermos no País. O Brasil se tornou definitivamente uma de nossas maiores apostas", diz David Karp.

ENTREVISTA - David Karp, fundador e CEO do Tumblr

 

O Tumblr tem hoje 42 milhões de blogs em mais de 200 países. Por que o site vem fazendo tanto sucesso?

Hoje é fácil publicar algo na internet ou interagir com seus amigos. A diferença é que no Tumblr você pode criar a sua própria identidade na internet e ainda fazer as duas coisas de uma maneira simples. Os usuários desenham sua página ou escolhem como ela vai aparecer e o que vai ser publicado lá. Não vejo as pessoas orgulhosas de sua página no Facebook ou no Twitter. Com o Tumblr, é diferente. Além disso, é muito mais fácil encontrar audiência. São milhões de pessoas compartilhando informações de seus blogs todos os dias.

Quais são os planos do Tumblr para o Brasil?

Crescer tão rápido no Brasil foi uma surpresa grande para nós. Há pouco tempo, o País sequer estava entre os 10 principais mercados para nossa companhia. E, no ano passado, passou à segunda posição. Comecei a perguntar para várias pessoas sobre o Brasil e agora estamos enviando alguns executivos para fazer pesquisa de campo. Já temos um tímido suporte em português, mas vamos lançar o site traduzido em português o quanto antes e abrir um escritório no País. O Brasil tornou-se uma de nossas maiores apostas agora. Estamos levando muito a sério nossa investida no País. / R.A.

Publicidade

 

Veja as outras matérias publicadas no caderno de Negócios

 

A empresa que copiava

No mundo do YouTube, quem não é rápido perde a piada

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.