1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Ações de Pão de Açúcar e Vale lideram recomendações para fevereiro

DANIELLE ASSALVE - Reuters

01 Fevereiro 2013 | 20h 22

Ações voltadas aos setores de consumo e infraestrutura domésticos seguiram entre as principais recomendações de investimento para fevereiro, ao mesmo tempo em que papéis de exportadores de commodities assumiram peso maior nas carteiras.

Os papéis do Grupo Pão de Açúcar, maior varejista do Brasil, são a principal aposta de bancos e corretoras para este mês, presente em sete das dez carteiras recomendadas analisadas pela Reuters.

Para a Planner Corretora, o desconto recente das ações do grupo justifica a manutenção do papel em fevereiro. "Seu posicionamento em setores distintos, alimentos e bens duráveis, contribui para alavancar e diversificar a sua receita, mitigando os riscos relacionados ao seu negócio", escreveram os analistas.

A mineradora Vale aparecia em segundo lugar entre as principais recomendações para este mês, citada em seis carteiras, com analistas destacando perspectivas de recuperação dos preços do minério de ferro e retomada da economia chinesa.

"A Vale continua a apresentar uma avaliação muito atrativa", afirmou a equipe do HSBC em relatório. A companhia possui sólido fluxo de caixa e as ações "estão baratas em relação a seus níveis históricos", segundo os analistas.

Na avaliação da Octo Investimentos, também contam a favor das ações da Vale a baixa alavancagem da mineradora, a resolução das pendências judiciais e ajustes contábeis e o comprometimento estratégico com "desinvestimento em seus ativos non-core."

Também no setor de commodities, a estatal Petrobras aparecia em quatro das dez carteiras, com analistas ainda mostrando confiança em alguma recuperação para o papel após um reajuste de preços de combustíveis considerado insuficiente para atender às necessidades da petrolífera.

A Gerdau obteve o mesmo número de recomendações. A siderúrgica se beneficiaria tanto da necessidade de elevados investimentos em infraestrutura no Brasil e de expectativas de recuperação econômica nos Estados Unidos, na avaliação do HSBC.

A CCR, que atua em concessão de rodovias e também se beneficiaria de um cenário de mais investimentos em infraestrutura, era parte de quatro das dez carteiras analisadas.

Destaque ainda para as ações da fabricante de bebidas Ambev, que também estava presente em quatro carteiras, além de nomes dos setores de educação e saúde, como Anhanguera e Odontoprev.

"Embora o crescimento do PIB brasileiro possa decepcionar mais uma vez, alguns setores (incluindo segmentos ligados ao consumo, infraestrutura e educação) podem continuar a crescer bem", escreveram analistas do BTG Pactual em relatório.

Embora continue focando seu portfólio em ações voltadas ao consumo doméstico, a casa ampliou a exposição a papéis de empresas ligadas ao mercado externo, adicionando Embraer à sua carteira recomendada.

Já os estrategistas do Credit Suisse alteraram suas recomendações para fevereiro depois que as expectativas de inflação pioraram acentuadamente nas últimas semanas.

O banco está recomendando a seus clientes que aumentem a exposição a setores resistentes à inflação, como companhias de cartões, imobiliárias e bebidas, bem como de bolsas e serviços de custódia, em detrimento de grandes bancos, petrolíferas e varejo.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo