Brendan McDermid/Reuters
Brendan McDermid/Reuters

Agência Fitch rebaixa nota de crédito de SP, SC e PR

Notas das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro também tiveram queda; ação vem na esteira de rebaixamento semelhante do rating soberano do Brasil, de BB para BB-

Matheus Maderal, O Estado de S.Paulo

05 Março 2018 | 19h01

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou de BB para BB- o rating dos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, bem como das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro – todos com perspectiva estável. A ação vem na esteira de um rebaixamento semelhante do rating soberano do Brasil, também de BB para BB-.

Em relatório divulgado nesta segunda-feira, a agência diz que não espera uma mudança na disposição do governo do presidente Michel Temer em "fornecer apoio à dívida subnacional em caso de necessidade" e cita a intervenção federal no Rio.

"Considerando as características do quadro institucional brasileiro, de acordo com a Fitch, nenhuma entidade subnacional pode ter uma classificação melhor que a soberana, ao passo em que o governo exerce um alto grau de controle e possível intervenção em Estados e cidades. Esse é o caso dos Estado de São Paulo e sua capital, bem como do Paraná, Santa Catarina e da cidade do Rio de Janeiro, cujos ratings são limitados pelo soberano", diz a agência.

O documento ainda presume que os governos regionais do Brasil manterão o acesso aos mercados internacionais e doméstico, "mesmo se houver o retorno de uma alta volatilidade financeira internacional e maiores choques de confiança internos". 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.