PUBLICIDADE

Ajuste da Selic será suficientemente prolongado, diz Hamilton

O diretor de Política Econômica do Banco Central fez questão de frisar que o BC trabalha para trazer a inflação para o centro da meta

Por Renato Andrade e da Agência Estado
Atualização:

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, reafirmou nesta quinta-feira, 19, o compromisso do Comitê de Política Monetária (Copom) de trabalhar para que a inflação volte para o centro da meta em 2012. "Como foi informado na ata da última reunião do Copom, o ciclo de ajuste da taxa básica de juro será suficientemente prolongado. Vai ser suficientemente prolongado para garantir a convergência da inflação para a meta em 2012", disse o diretor, durante apresentação de relatório regional do BC em Recife (PE).

PUBLICIDADE

Hamilton fez questão de frisar que o BC trabalha para trazer a inflação para o centro da meta. "O compromisso é com a inflação na meta em 2012. Não é em torno da meta, é em 4,5%", disse.

Ainda segundo o diretor, o cenário "mais provável" é que a inflação média mensal entre maio e agosto seja "bem menor" do que o verificado entre outubro do ano passado e abril deste ano. "Mais adiante, o cenário contempla também a inflação em 12 meses entrando em trajetória decrescente. Para isso contribuem as ações de política monetária, contenção de crédito e o processo de consolidação fiscal", afirmou.