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Alemães criam robô que ajuda nas tarefas domésticas

Máquinas são capazes de entender ordens dadas por humanos e são bilíngues: respondem em inglês e alemão

Por Renata Miranda e HANNOVER
Atualização:

Um robô que abre a geladeira e te serve um suco. Ou que coloca os pratos e copos sujos na máquina de lavar louças. É para estas e outras tarefas domésticas que engenheiros do Instituto de Tecnologia Karlsruhe (KIT, na sigla em alemão) criaram os "robôs humanoides", apresentados ontem na CeBIT Lab, plataforma da feira de tecnologia que tem como foco a pesquisa de novas iniciativas para o setor.A diferença deste robô para outros é a capacidade de aprender o nome de objetos por meio de diálogos com humanos. "Desenvolvemos o projeto de maneira que os robôs conseguissem entender a linguagem humana sem a necessidade de inserir códigos da ciência da computação no meio da conversa", disse Tamim Asfour, responsável pela divisão da KIT que concebeu a ideia.Em uma demonstração, um dos funcionários do instituto ensinou ao robô o que era um livro e explicou sobre o que a obra se tratava. A voz do robô, que é bilíngue e fala inglês e alemão, é semelhante à de Hal-9000, do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço.Asfour disse que o modelo atual do robô apresentado na feira funciona com duas baterias de carro que duram cerca de três horas. No entanto, o grupo de engenheiros já está trabalhando em uma versão mais moderna - desta vez, uma máquina com "pernas" -, com apenas uma bateria."Nosso objetivo é lançar no mercado esse robô, que é uma espécie de ajudante da casa, o mais breve possível", afirmou Asfour. O preço, porém, é salgado. O modelo atual custa cerca de 200 mil, enquanto a versão mais nova custou à equipe 300 mil. "Mas, a partir do momento que começarmos a produzir em massa, acredito que o preço vai cair e ficar mais acessível ao público em geral", afirmou Asfour.Jogo. Também na CeBIT, o criador do jogo Angry Birds, Mikel Hed, anunciou que uma nova versão do jogo estará disponível para download a partir do dia 22. "Mostramos aqui na feira pela primeira vez ao público o Angry Birds Space", disse Hed, exibindo alguns dos gráficos incluídos no novo aplicativo.Durante sua palestra, Hed falou da importância que os fãs de Angry Birds tiveram no crescimento de sua empresa, a Rovio. "Tudo que fazemos é com base nos fãs", afirmou. "Quando percebemos a força que os fãs têm, mudamos a maneira com a qual enxergávamos a Rovio."Ele lembrou que, antes de lançar a primeira versão do jogo - que tem até 30 milhões de usuários ativos por dia -, a Rovio testou outras 50 versões do aplicativo. "O que nos ajudou a manter o Angry Birds no top 10 dos games pelos últimos dois anos foram as atualizações gratuitas", explicou.

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