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AMAZON LEVA O KINDLE AOS SHOPPINGS

Varejista online abre quiosques em shoppings de São Paulo e do Rio para mostrar seu e-reader

Por Camilo Rocha
Atualização:

A Amazon, que é uma das principais varejistas online do mundo, vai recorrer aos pontos de venda físicos para promover o seu leitor de livros digitais no Brasil.

A empresa anunciou ontem a instalação de quiosques do Kindle em quatro shoppings brasileiros: Morumbi (São Paulo) e Barra (Rio) - onde já estão funcionando - e Iguatemi (São Paulo) e Leblon (Rio), a partir do dia 24.

A ideia é que o público possa testar o aparelho nos quiosques instalados nos shoppings e conhecer melhor como é a experiência de leitura em um aparelho do tipo, que imita a textura do papel. Caso o consumidor queira, também poderá comprá-lo nos pontos de venda por R$ 299, com opção de dividir o valor em até 12 vezes sem juros.

A estratégia pode ser vista como um golpe no principal concorrente da Amazon, a Livraria Cultura, e também em outras redes de livrarias, já que a Amazon passará a ter mais visibilidade entre os consumidores brasileiros.

A Livraria Cultura, que não tem lojas nos shoppings onde a Amazon vai promover o Kindle, investe em um aparelho semelhante, da fabricante canadense Kobo, para vender livros digitais no País.

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A partir da próxima terça-feira, a empresa começa a vender mais dois modelos diferentes do Kobo, o Mini e o Glo, além do Kobo Touch, que já era comercializado desde dezembro por R$ 399. A versão Mini tem tela de 5 polegadas e é vendida por R$ 289. Já o Kobo Glo tem uma iluminação interna para a tela que permite a leitura no escuro. Ele pesa 185 gramas e tem tela de 6 polegadas, além de entrada para cartão SD, permitindo armazenamento de até 30 mil títulos. O preço é de R$ 449.

O Kindle começou a ser vendido no País em 19 de dezembro, em lojas da Livraria da Vila em São Paulo e na loja online da rede Ponto Frio. O modelo disponível é o mais simples, com tela preto e branco de seis polegadas. Ele tem espaço de armazenamento de até 1 gigabyte (GB). Nos Estados Unidos, o mesmo aparelho sai por volta de US$ 89.

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Uma das maiores críticas ao Kindle é que ele só lê arquivos próprios da Amazon, enquanto o Kobo é compatível com livros digitais de formato menos restritos, como Epub. A loja estreou sua versão brasileira em dezembro, com 1,4 milhão de e-books, sendo 13 mil títulos em português.

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