PUBLICIDADE

Publicidade

Americanos desaprovam ‘QE3’, mostra enquete do Fed pelo Facebook

‘No longo prazo, desastrosa’ foi a principal resposta de internautas a pergunta feita por unidade de São Francisco do BC americano

Por Andreia Lago e da Agência Estado
Atualização:

WASHINGTON - Um dia após o Federal Reserve ter anunciado um novo programa ilimitado de compra de bônus lastreados em hipotecas (MBS, na sigla em inglês), o Fed de São Francisco disponibilizou uma enquete na sua página na rede social Facebook, perguntando: "Qual efeito você acredita que o QE3 terá sobre a economia americana?". 

PUBLICIDADE

Os resultados, divulgados hoje, não foram empolgantes. Embora o mercado acionário americano tenha disparado após a decisão do Fed, com o índice Dow Jones fechando na última sexta-feira (14) no maior nível desde dezembro de 2007, os americanos que responderam à enquete no Facebook estavam decididamente menos otimistas.

"No longo prazo, desastrosa" foi a principal resposta, que recebeu 355 votos até o início da tarde de hoje. As 12 respostas mais populares a seguir foram apenas ligeiramente menos mal-humoradas, com várias respostas classificando a decisão do Fed de "negativa". Os mais pessimistas somaram 26 votos pedindo a saída de Ben Bernanke do comando do Fed.

Na última quinta-feira (13), o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) decidiu que irá comprar US$ 40 bilhões mensais em MBS por período ilimitado e manterá a Operação Twist, além de prorrogar a manutenção dos juros extremamente baixos no país até meados de 2015.

Em meio aos temores de que essa terceira rodada de estímulo monetário do Fed possa alimentar a inflação nos EUA, 43 respostas à enquete do Fed São Francisco no Facebook fizeram referências a "Weimar", num resgate do período de hiperinflação na República de Weimar.

As respostas de apoio à decisão do Fed não estão nem mesmo entre as dez mais populares na enquete do Fed São Francisco, com apenas 20 participantes apontando a compra de bônus pelo BC americano como "positiva" e outros 13 optando pela avaliação "neutra". As informações são da Dow Jones. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.