1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Anac: Viracopos e Brasília devem puxar aumento de voos

DANIELA AMORIM - Agência Estado

16 Junho 2014 | 17h 08

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prevê que a demanda por voos aumente até 5% no País este ano. Segundo Marcelo Guaranys, diretor-presidente da agência, a expansão dos aeroportos vai permitir uma maior oferta de voos.

"No ano passado teve uma estabilidade forte. Variou pouco do ano retrasado para o ano passado", lembrou ele. "Imagino que possa ter um crescimento um pouquinho maior esse ano, mas não imagino mais que 5%", acrescentou.

A expansão dos aeroportos de Brasília e de Viracopos deve ser responsável por esse aumento na demanda. "Temos uma infraestrutura nova agora. Brasília aumentou muito a capacidade, você tem a possibilidade de ter mais voos ali, as empresas podem trazer mais aeronaves. Viracopos também vai entregar um terminal com capacidade grande, então isso gera uma melhoria na expectativa", disse ele.

Apesar da Copa, as passagens aéreas nacionais estão mais baratas. A Anac aponta que os preços giravam em torno de R$ 320,00, em média, no início do mês, contra um valor médio de R$ 360,00 praticado no segundo semestre do ano passado.