Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Economia » Conta de luz deixará de ter cobrança adicional a partir de abril, diz Aneel

Economia & Negócios

Estadão

Conta de luz deixará de ter cobrança adicional a partir de abril, diz Aneel

Agência confirma o acionamento da bandeira verde, na qual não há taxa adicional; sistema de bandeiras entrou em vigor em 2015

0

Anne Warth,
O Estado de S. Paulo

29 Março 2016 | 10h49

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta terça-feira, 29, o acionamento da bandeira verde nas contas de luz a partir de abril. Será a primeira vez, desde a implantação do sistema, que não haverá cobrança adicional nas tarifas de energia.

Segundo o relator da proposta, o diretor Tiago de Barros Correia, as condições de geração de energia estão favoráveis em todo o País, exceto no Nordeste, onde a situação ainda não é tão confortável.

Porém, esse cenário é compensado pelas demais regiões. Além disso, há um saldo acumulado de R$ 2 bilhões na conta centralizadora das bandeiras tarifárias.

No mês de março vigorou a bandeira amarela, que adiciona R$ 1,50 a cada 100 quilowatt-hora de consumo na conta de luz. Desde janeiro de 2015, quando o sistema entrou em vigor, a bandeira era vermelha, que sinaliza piores condições de geração de energia.

Comentários