Apesar de política indefinida, empresas testam mercado de elétricos no País
A Hitech Electric, do brasileiro Rodrigo Contin, iniciou em maio a importação de compactos das chinesas Aoxin e Lgao, movidos a bateria, que custam a partir de R$ 55 mil – menor valor para elétricos cobrado no País
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Enquanto o governo não define uma política para carros elétricos e híbridos, novas empresas do ramo chegam para testar o mercado brasileiro. A Hitech Electric, do brasileiro Rodrigo Contin, iniciou em maio a importação de compactos das chinesas Aoxin e Lgao, movidos a bateria, que custam a partir de R$ 55 mil – menor valor para elétricos cobrado no País.
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Expostos no Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos, que começou na quinta-feira e termina hoje, no Expo Center Norte, em São Paulo, os modelos chamam atenção pelo design. Um deles, para dois passageiros, se parece com um carrinho de golfe.
Chamado de e.coTech, só pode rodar na cidade e atinge velocidade máxima de 60 km por hora. A bateria cheia percorre até 120 km. Também há uma versão para quatro passageiros e dois pequenos caminhões.
Segundo o diretor comercial da Hitech, Guilherme Barbosa, foram vendidas 20 unidades para empresas como Algar, Cetel e a Prefeitura de São José dos Campos (SP). “Ainda não abrimos venda para pessoas físicas, o que deve ocorrer em breve”.
Feira reúne inovações em carros elétricos em SP - preços partem de R$ 45 mil
1 / 8Feira reúne inovações em carros elétricos em SP - preços partem de R$ 45 mil
Feira reúne inovações em carros elétricos em SP - preços partem de R$ 45 mil
Um grupo de empresas dos setores de energia, automotivo, tecnologia e de postos de combustível se prepara para uma ofensiva em prol dos carros elétric... Foto: Nilton Fukuda/EstadãoMais
Feira reúne inovações em carros elétricos em SP - preços partem de R$ 45 mil
Evento, organizado pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), permite que visitantestestem os veículos elétricos vendidos no País. Foto: Nilton Fukuda/Estadão
Feira reúne inovações em carros elétricos em SP - preços partem de R$ 45 mil
A sueca Volvo é uma das empresas que está investindo no setor. Modelos da Toyota, da BMW, da Ford, da Lexus, da Porsche e da BYD já podem ser adquirid... Foto: Nilton Fukuda/EstadãoMais
Feira reúne inovações em carros elétricos em SP - preços partem de R$ 45 mil
Carros da BMW expostos. O modelo I3, totalmente elétrico, custa R$ 225 mil. Já o I8, híbrido, sai por R$ 799 mil. Foto: Nilton Fukuda/Estadão
Feira reúne inovações em carros elétricos em SP - preços partem de R$ 45 mil
A alemã Porsche também investe em carros elétricos. O modelo Cayenne, híbridro, sai por R$ 432 mil. Foto:
Feira reúne inovações em carros elétricos em SP - preços partem de R$ 45 mil
Toyota Prius, híbrido, custa R$ 126 mil. A empresa alega que investimentos só se justificam para produção de 3 mil a 5 mil unidades ao ano. E a demand... Foto: Nilton Fukuda/EstadãoMais
Feira reúne inovações em carros elétricos em SP - preços partem de R$ 45 mil
Modelo Lexus CT200H, híbrido, sai pelo valor de R$ 135 mil. Foto: Nilton Fukuda/Estadão
Feira reúne inovações em carros elétricos em SP - preços partem de R$ 45 mil
Modelo E6 da marca BYD, totalmente elétrico, custa R$ 270 mil. “Se tiver volume que justifique, vamos produzir no Brasil”, disse Adalberto Maluf, dire... Foto: Mais
Os veículos chegam quase prontos da China e, na sede da Hitech, em Curitiba (PR), são finalizados. O grupo por enquanto tem quatro concessionárias (em São Paulo, Maringá, Brasília e Joinville) e deve chegar a 20 até 2019, quando espera vender 1 mil unidades ao ano.
Outra empresa que inicia operações em outubro, a Urbano, vai operar com o sistema de carro compartilhado (carsharing) em São Paulo. Pertencente ao grupo LDS, que atua na locação de veículos para hotéis de luxo e para executivos, terá frota de 77 veículos, dos quais 20 do elétrico BMW i3 e os demais do Smart, marca da Mercedes-Benz que em breve também terá versões elétricas no Brasil.
Até 2019 a Urbano terá 200 carros na frota, mais da metade deles elétricos. “Vamos atuar em oito regiões e nosso diferencial é que o usuário poderá pegar e deixar o carro em qualquer local, afirma Vini Romano, diretor de marketing.
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O investimento na compra dos veículos e do aplicativo francês Vulog deve somar R$ 29 milhões. A locação custa a partir de R$ 1,20 por minuto. São Paulo já tem um serviço de carsharing, o Zazcar, com 80 carros, nenhum elétrico. O carro alugado tem de ser devolvido no mesmo local da retirada.
O salão, organizado pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos e Híbridos (ABVE), também tem modelos da Tesla, opção para quem quer um elétrico de luxo. Os carros da marca são vendidos por preços entre R$ 750 mil e R$ 1,28 milhão pela importadora Ekectra. A loja na avenida Europa, em São Paulo, inaugurada no fim de 2016, vendeu até agora cinco carros, informa a diretora Monique Angeli.
Outros carros na mostra são BYD e6 e e5, Toyota Prius, Lexus CT200h, BMW i3, Audi Q7, Renault Zoe e Twizy, e Volvo C9. Também há ônibus da Eletra e da BYD, motos e bicicletas.
Montadora financia carro mais barato do que banco; veja a diferença
1 / 16Montadora financia carro mais barato do que banco; veja a diferença
Montadora x banco
Em balanço de terceiro trimestre, Volkswagen monstra otimismo com recuperação econômica, mas pondera sobre incertezas regionais Foto: Roosevelt Cassio/Reuters
Por que na montadora é mais barato?
"Como o financiamento é condição essencial para que muitos clientes adquiram veículos, oferecer condições mais atrativas vira uma ferramenta de venda ... Foto: Nilton Fukuda/EstadãoMais
Mercedes
Obanco Mercedes-Benzpraticava no início de agosto de 2017 a menor taxa para financiamento de automóveis. Segundo o BC, os juros cobrados eram de 12,47... Foto: Merdeces-BenzMais
Renault
OBanco RCI do Brasil, da Renault, tinha a menor taxa para financiamento de automóveis no período. Segundo o BC, os juros cobrados eram de 13,17% ao an... Foto: Daniel Teixeira/EstadãoMais
Peugeot
Obanco PSA, da montadora Peugeot, praticava a terceira menor taxa para financiamento de automóveis no período. Segundo o BC, os juros cobrados eram de... Foto: Sergio Castro/EstadãoMais
BMW
Afinanceira da BMWpraticava no período a quarta menor taxa para financiamento de automóveis. Segundo o BC, os juros cobrados eram de 14,24% ao ano, em... Foto: Mais
Chevrolet
Obanco GMAC, da Chevrolet, praticava no período a quinta menor taxa para financiamento de automóveis. Segundo o BC, os juros cobrados eram de 14,44% a... Foto: ChevroletMais
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Obanco Volkswagenpraticava no período a sétimamenor taxa para financiamento de automóveis. Segundo o BC, os juros cobrados eram de 18,07% ao ano, em m... Foto: Nilton Fukuda/EstadãoMais
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O braço de financiamentos doBradescopraticava no período a 11ª menor taxa para financiamento de automóveis. Segundo o BC, os juros cobrados eram de 20... Foto: Daniel Teixeira/EstadãoMais
Banco Safra
Profissionais selecionados vão participar de um curso intensivo sobre mercado financeiro e contar com salário de R$ 6,8 mil Foto: Paulo Whitaker|Reuters
Volvo
Obanco Volvopraticava no período a 18ª menor taxa para financiamento de automóveis. Segundo o BC, os juros cobrados eram de 23,31% ao ano, em média. Foto: Volvo
Itaú
OItaúpraticavano período a 20ª menor taxa para financiamento de automóveis. Segundo o BC, os juros cobrados eram de 24,12% ao ano, em média. Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Banco do Brasil
O BB não ia ao mercado externo desde 2014, quando captou US$ 2,5 bilhões em bônus perpétuos Foto: Reuters
Honda
O banco Honda praticavano período a 22ª menor taxa para financiamento de automóveis. Segundo o BC, os juros cobrados eram de 24,49% ao ano, em média. Foto: Rafael Arbex/Estadão
Santander
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Caixa
Comunicação interna mostra que banco reduziu em 10% todas as linhas de financiamento solicitadas a partir do preço dos imóveis Foto: Fábio Motta/Estadão
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Incentivos. Em seminário promovido paralelamente à exposição, o analista do Ministério da Indústria (Mdic), Ricardo Zomer, disse que o governo pode, futuramente, incentivar a produção de veículos elétricos e adotar medidas como a redução do IPI para esses modelos. Segundo ele, hoje “o espaço para financiar a infraestrutura para carros elétricos é inexistente”.
O diretor da Toyota, Ricardo Bastos, não descartou trazer ao País, “no futuro próximo” o híbrido plug-in Prius, que poderá ser carregado na tomada e usar etanol como indutor da bateria. Hoje a empresa importa o Prius híbrido, com motor elétrico e a combustão (gasolina).