Publicidade

Atividade comercial em shoppings cai 3,2% em fevereiro, aponta pesquisa

Índice Iflux, que mede o grau de aquecimento do setor, aponta retração de 3,2% no segundo mês do ano ante o mesmo período em 2014; empreendimentos na região Nordeste apresentaram a maior queda – 7,7%

Por Ian Chicharo Gastim
Atualização:
Apesar do resultado ruim do setor, empreendimentos de pequeno porte, com de 20 mil m²,registraramcrescimento de4,4% Foto: Estadão

 

Com a desaceleração da economia brasileira, o fluxo de pessoas em shoppings caiu 3,2% em fevereiro ante o mesmo período do ano passado. Foi o que apontou o índice Iflx, desenvolvido pelo Ibope em parceria com a Mais fluxo, que revela o grau de aquecimento do setor.

PUBLICIDADE

Apesar da queda na movimentação em shoppings no País, os empreendimentos de pequeno porte, com de 20 mil m2 de Área Bruta Locável (ABL), foram os que registraram melhor crescimento: 4,4%. O resultado mostra que o brasileiro está preferindo shoppings menores para fazer compras, assim como foi apontado na pesquisa sobre o natal. Já os shoppings médios e grandes, por sua vez, tiveram resultado negativo.

 

Em um comunicado, a diretora executiva de geonegócios do Ibope Inteligência, Márcia Sola, afirmou que o resultado pouco favorável está diretamente relacionado ao "baixo índice de confiança que dos consumidores" em relação ao futuro econômico do País.

Na análise regional, enquanto os shoppings na região sudeste apresentaram a menor queda – 2,1% –, os empreendimentos do Nordeste apresentaram recuo de 7,7%, o maior entre todas as regiões.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.