1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Austrália reduz estimativa de trigo para 14/15; alerta para El Niño

REUTERS

11 Junho 2014 | 09h 50

A Austrália reduziu sua previsão para a produção de trigo em 2014/15 em quase 1 por cento nesta quarta-feira uma vez que o tempo seco afeta a produtividade, e avisou que a safra pode diminuir ainda mais se o padrão climático El Niño se formar.

O terceiro maior exportador de trigo do mundo deverá produzir 24,59 milhões de toneladas na atual temporada, contra uma estimativa de março de 24,80 milhões de toneladas, disse o órgão de meteorologia agrícola oficial do país.

A safra ainda deve ser a sétima maior já registrada, depois do recorde de 27,01 milhões de toneladas, mas o Escritório Australiano de Agricultura e Recursos Econômicos e Ciências (Abares, na sigla em inglês) advertiu que o clima seco pode reduzir a produção.

"Chuva suficiente e oportuna no inverno será fundamental para o desenvolvimento das culturas de inverno, especialmente nas áreas onde os níveis de umidade do solo estão atualmente baixos", disse o departamento.

"A produtividade poderá ser menor do que a assumida se não cair chuva suficiente e oportuna."

O declínio da previsão de safra de trigo vem apesar de um aumento na área plantada, para 13,84 milhões de hectares, máxima de três anos.

A forte produção australiana vai aumentar a pressão sobre os preços de referência do trigo, que caíram quase 15 por cento nas últimas cinco semanas, com um alívio nas preocupações sobre a produção global por conta de um clima favorável nos Estados Unidos e um abrandamento das tensões na Ucrânia.

O Abares advertiu que o impacto de um El Niño, visto pela maioria dos analistas globais como cada vez mais provável de acontecer ao longo dos próximos meses, é difícil de prever.

(Reportagem Colin Packham)