1. Usuário
Assine o Estadão
assine


BC eleva projeção de aumento de tarifa de energia para 11,5%

Adriana Fernandes, Victor Martins, Eduardo Rodrigues, Laís Alegretti - Agência Estado

26 Junho 2014 | 08h 55

Devido ao aumento do preço da energia graças à necessidade de uso de usinas térmicas, a maioria dos reajustes neste ano superaram os dois dígitos

BRASÍLIA - A projeção de aumento das tarifas de eletricidade subiu de 9,5% para 11,5%, segundo Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta quinta-feira pelo Banco Central. Devido ao aumento do preço da energia elétrica, graças à necessidade de uso de usinas térmicas, a maioria dos reajustes dados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) neste ano superaram os dois dígitos. Por outro lado, o Banco Central considera que haverá redução de 3,8% nas tarifas de energia em 2014. 
A previsão anterior era de estabilidade nesses preços. Além disso, o Banco Central considera as variações ocorridas até maio de aumento de 0,7% no preço de gás de bujão (ante 0,3% anteriormente) e uma alta de 1,4% no preço da gasolina (ante 0,6% anteriormente). 
Dessa forma, a projeção do BC para a variação do conjunto dos preços administrados por contrato e monitorados, tanto no cenário de mercado quanto no de referência, foi mantida em 5% para 2014 - mesma alta considerada no relatório anterior, divulgado em março. Para 2015, entretanto, a projeção foi elevada de 5,0% para 6,0%. Para 2016, o BC estima que a alta dos preços administrados será de 4,5% - mesmo valor do último relatório.

  • Tags: