1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Bovespa sobe 2,27% e fecha no maior patamar em 18 meses por expectativa com Ibope

Reuters

25 Agosto 2014 | 17h 54

Rumores sobre a pesquisa eleitoral, que pode mostrar Marina Silva à frente de Dilma em eventual 2º turno, fizeram as ações da Petrobrás disparar mais de 5%

O principal índice da Bovespa fechou acima de 59 mil pontos pela primeira vez em um ano e meio nesta segunda-feira, influenciado por rumores sobre a pesquisa eleitoral Ibope, prevista para ser divulgada nesta terça-feira. Os rumores sobre o levantamento fizeram as ações da Petrobrás disparar mais de 5%.

O quadro externo positivo nos pregões em Nova York corroborou para o viés ascendente, com o índice S&P 500 alcançando os 2.000 pontos pela primeira vez na história, em meio a expectativas de novos estímulos monetários na Europa e alta em ações de biotecnologia e do setor financeiro.

O Ibovespa encerrou em alta de 2,27%, a 59.735 pontos, maior patamar desde 1º de fevereiro de 2013. No melhor momento do dia, o índice renovou a máxima intraday do ano ao bater 59.742 pontos.

O volume financeiro do pregão somou R$ 6,16 bilhões, um pouco abaixo da média diária do mês, de quase R$ 7 bilhões.

O dia começou com força nas principais bolsas globais, em meio à repercussão de comentários feitos em encontro de autoridades monetárias nos Estados Unidos no fim de semana.

E, no Brasil, o movimento foi intensificado pelo calendário eleitoral. "(Podem) ser agentes se posicionando com base nas 'pesquisas clones' particulares encomendadas por eles ou boatos sobre as pesquisas telefônicas feitas pelos próprios partidos, mostrando evolução da Marina (Silva)", disse o operador Thiago Montenegro da Quantitas Asset Management.

O Ibope divulga pesquisa sobre intenção de voto na terça-feira, quando também está previsto o primeiro debate entre os candidatados à Presidência da República, na emissora de televisão do grupo Bandeirantes. Também estão no radar pesquisa MDA/CNT e a entrevista de Marina Silva (PSB) ao Jornal Nacional da TV Globo, ambas no dia 27.

Após duas quedas seguidas, as ações da Petrobrás dispararam na Bolsa, liderando os ganhos do Ibovespa, em meio a especulações de que a pesquisa Ibope irá mostrar Marina Silva à frente da presidente e candidata à eeleição Dilma Rousseff em um eventual segundo turno.

Na primeira e única pesquisa eleitoral até o momento com Marina Silva já como candidata do PSB, do Datafolha, a ex-senadora apareceu empatada tecnicamente com Dilma em um eventual segundo turno.

Alguns papéis do setor imobiliário também se destacaram entre as altas, como os da Rossi Residencial. Analista de um banco de investimento citou a queda nas taxas de juros longas como suporte para o movimento. "Ajuda bastante", disse, lembrando que no caso da Rossi, o papel vinha sofrendo bastante.

As ações da Oi estiveram entre as poucas quedas no índice. Um laudo contratado pela Portugal Telecom sugere que seus acionistas aprovem a fusão proposta com a Oi, segundo documento ao qual a Reuters teve acesso na sexta-feira.

Também os papéis da Vale destoaram da tendência positiva do Ibovespa e recuaram, embora tenham fechado longe da mínima do dia, em mais uma sessão de queda nos preços do minério da China.

(Paula Arend Laier)

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo