1. Usuário
E&N
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Britânica BP anuncia corte de 4 mil empregos em todo o mundo 

- Atualizado: 12 Janeiro 2016 | 14h 07

Com queda no preço do petróleo, empresa vai demitir em países como Angola, Azerbaijão e EUA, onde a BP tem grandes operações de produção de petróleo e gás

A BP emprega um total de 80 mil pessoas 

A BP emprega um total de 80 mil pessoas 

LONDRES - A britânica BP anunciou que vai demitir cerca de 4 mil trabalhadores de seus negócios de exploração e produção ao longo do próximo ano, em meio à forte queda nos preços do petróleo. Segundo um porta-voz da empresa, os cortes afetarão funcionários em todo o mundo, com foco em lugares como Angola, Azerbaijão e EUA, onde a BP tem grandes operações de produção de petróleo e gás.

Aproximadamente 600 cortes serão feitos nas operações da BP no Mar do Norte. A companhia tem cerca de 3 mil empregados na região e 24 mil em todo o mundo, nas divisões de exploração e produção. No total, a petroleira emprega em torno de 80 mil pessoas.

O porta-voz afirmou que os cortes são uma resposta aos baixos preços do petróleo e a uma reestruturação da BP depois das consequências geradas pelo vazamento de petróleo em uma de suas plataformas no Golfo do México em 2010.

Companhias de petróleo já eliminaram mais de 250 mil empregos em todo o mundo desde o início do ciclo mais recente de queda nos preços da commodity. A BP cortou 4 mil posições no ano passado, segundo o porta-voz. A Royal Dutch Shell informou em julho que eliminaria 6,5 mil vagas e poderia cortar mais depois da planejada aquisição do BG Group.

Mais em EconomiaX