1. Usuário
Assine o Estadão
assine


BTG, de Esteves, compra 50% da Estapar

REUTERS

18 Maio 2009 | 20h 13

A BTG, empresa de investimentos de André Esteves, comprou uma participação de 50 por cento da Estapar nesta segunda-feira, à medida que a demanda por espaços para estacionamento de veículos continua crescendo nas principais regiões metropolitanas do Brasil.

A BTG, sigla de Banking and Trading Group, que no mês passado comprou a divisão brasileira do banco UBS por 2,5 bilhões de dólares, pagará em dinheiro por sua metade da Allpark, holding financeira que controla a Estapar, disse Hélio Cerqueira Jr., sócio da Allpark.

"É uma medida estratégica que permitirá que a BTG e a Estapar cresçam no lucrativo mercado imobiliário brasileiro, porque nossos negócios estão intimamente ligados ao desenvolvimento de áreas urbanas", afirmou Cerqueira à Reuters. Ele não quis revelar o valor da transação.

Atualmente, a Estapar, marca dos negócios de estacionamento da Allpark, detém até 4 por cento do mercado de vagas de estacionamento brasileiro.

O acordo "irá certamente nos permitir dobrar essa participação no mercado em três anos", disse ele, acrescentando que no momento não há planos para tornar ou a Estapar ou a Allpark empresas de capital aberto.

A compra da Estapar dará à BTG acesso a um mercado crescente, uma vez que a frota de carros do Brasil vem aumentando com o crescimento da renda domiciliar. Os preços por vagas de estacionamento, que crescem junto com os preços de imóveis residenciais e comerciais, têm aumentado nos últimos anos num ritmo próximo dos dois dígitos, afirmou Cerqueira.

Ao trazer a BTG ao negócio, a Allpark ganha acesso ao caixa de um sócio com bom capital em uma época em que o custo de financiamento tem subido enquanto o acesso ao crédito se torna mais difícil com a crise financeira mundial. No passado, a Estapar financiava sua expansão apenas com capital de seus acionistas, disse Cerqueira.

"A Estapar terá acesso ao capital como parte de uma estratégia que dará a empresa uma vantagem competitiva sem precedentes no setor", afirmou a BTG em comunicado.

A Estapar tem 630 estacionamentos em todo o Brasil e 4 mil funcionários empregados.

Esteves, que foi chefe global de renda-fixa, moedas e comodities do UBS até junho de 2008, está ocupando o espaço deixado pelos bancos e fundos de investimento que abandonaram o Brasil em meio à pior crise financeira em oito décadas.

Cinco meses após deixar seu cargo no UBS, Esteves e seus sócios na BTG se compraram a divisão brasileira da Lehman Brother para ampliar seu poderio de mercado.

(Reportagem de Guillermo Parra-Bernal)