1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Caixa diz que baixará juro se Copom reduzir Selic nesta 4ª

Adriana Fernandes, da Agência Estado

29 Abril 2009 | 11h 51

Bancos públicos se preparam para nova rodada de queda de juros; Banco do Brasil promete redução de spread

A Caixa Econômica Federal informou que está pronta para uma nova rodada de queda das taxas de juros cobradas nos empréstimos oferecidos aos clientes do banco. Caso o Comitê de Política Monetária (Copom) decida por uma redução da taxa Selic na reunião desta quarta-feira, 29, a Caixa promoverá a quinta rodada de queda de juros desde o início do ano.

 

Veja também:

linkBC decide juros em meio a melhorias 'pontuais' na economia

linkVeja como ficariam os juros com diferentes cortes na Selic

 

Na terça-feira, o novo presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, afirmou que a instituição vai começar a reduzir seus spreads nos empréstimos após a reunião. "É natural que cada vez que a taxa Selic caia, a taxa de juros ao tomador final caia", disse, acrescentando que o próximo corte de juros pelo BB já incluirá a diminuição do spread aplicado pelo banco nos empréstimos.

 

Bendine foi indicado pelo governo federal no início do mês para substituir Antonio Francisco de Lima Neto na presidência do BB com a missão de reduzir o spread, a diferença entre a taxa que um banco paga para captar recursos e a que cobra de seus clientes na concessão de crédito.

 

O executivo esclareceu, contudo, que o maior banco público do País não passou a ter metas formais estabelecidas em contrato com o governo federal para reduzir o custo dos seus empréstimos, ao contrário do que sinalizou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao anunciar sua nomeação.