WASHINGTON - O Grupo Chrysler conhece nesta segunda-feira, 9, os resultados financeiros do segundo trimestre, pois antes perdeu US$ 197 milhões nos três primeiros meses do ano. A empresa antecipou que espera boas notícias. Entre janeiro e março de 2010, o Grupo Chrysler, que é formado pelas marcas Chrysler, Dodge, Jeep e Ram, perdeu cerca de 200 milhões de dólares, destaca o conselheiro do terceiro maior fabricante de carros dos Estados Unidos, Sergio Marchionne. Segundo ele, neste período a empresa teve um benefício operacional de US$ 143 milhões. Marchionne sinalizou que no segundo trimestre pode fechar outra vez com perdas, mas o Grupo Chrysler voltará a ter um benefício operacional, que considera boas notícias para o futuro da companhia. De janeiro a junho, o Grupo Chrysler aumentou suas vendas próximo a 12% com relação ao mesmo período de 2009, quando a empresa declarou falência, perdeu US$ 3, 785 bilhões, recebeu 10 bilhões de dólares em ajudas públicas e sua gestão passou para as mãos da Fiat. O aumento das vendas fez efeito, apesar de que o fabricante não apresentou nenhum modelo novo desde que lançou um renovado Jeep Grand Cherokee. Enquanto seus competidores, especialmente a General Motors (GM) e Ford, estão produzindo novos modelos (como o Ford Fiesta) e tem preparados importantes lançamentos (como o Chevrolet Volt), nos próximos meses. Porém, o aumento das vendas do Grupo Crysler é fruto das vendas de frotas às empresas. Ao mesmo tempo as vendas individuais cairam, sendo que os analistas consideram isso um grave problema ao futuro da fabricante.