Claro, Oi, Vivo e Bradesco lideram ranking de reclamações nos Procons em 2016
Em sexto lugar, a TIM também aparece no ranking das dez empresas com mais queixas
Por Lorenna Rodrigues (Broadcast)
Atualização:
Veja as 15 empresas que lideram o ranking de reclamações do Procon
1 / 15Veja as 15 empresas que lideram o ranking de reclamações do Procon
Claro/Embratel/Net
A Claro lidera o ranking de reclamações do Procon com 179.841 queixas Foto: Nilton Fukuda|Estadão
Oi fixo/celular
Em segundo lugar, a operadora teve 163.627 reclamações Foto: Wilton Junior|Estadão
Vivo/Telefônica/GVT
A Vivo é mais uma operadora de telefonia nos primeiros lugares do ranking, com 154.244 queixas Foto: Nacho Doce|Reuters
Bradesco
O banco está na 4ª colocação, com 84.460 reclamações Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Itaú
O banco teve 75.586 queixas no Procon Foto: Daniel Teixeira/Estadão
TIM/Intelig
A operadora teve 67.814 reclamações em 2016 Foto:
Casas Bahia/Ponto Frio/Cnova/Extra/Pão de Açúcar
O grupo formado por Casas Bahia, Ponto Frio, Cnova, Extra e Pão de Açúcar teve 66.108 reclamações Foto: Marlon Costa|Estadão
Sky
Em oitavo lugar a operadora de televisão teve 53.720 reclamações em 2016 Foto: Divulgação
Caixa Econômica Federal
A Caixa teve 49.292 queixas no ano passado registradas pelo Procon Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Santander
O bancoSantander criou umaplicativo para quem não tem conta em banco Foto: Epitácio Pessoa/Estadão
Samsung
A empresa de eletrônicos encerrou 2016 com 23.288 queixas Foto: Kim Hong-Ji/Reuters
Banco do Brasil
O banco registrou 23.260 reclamações Foto: Fábio Motta/Estadão
Lojas Americanas/Shoptime/Submarino/B2W
O grupo formado por Submarino, B2W, Shoptime e Lojas Americanas teve 21.588 queixas Foto: Hélvio Romero|Estadão
BGN/Cardif/Cetelem
O grupo formado pelas financeiras BGN, Cardif e Cetelem Foto: JOSE PATRICIO/ESTADÃO
Máquina de Vendas
O grupo formado pela Ricardo Eletro, Insinuante, City Lar e Eletro Shopping teve 17.053 reclamações Foto: Helvio Romero/Estadão
BRASÍLIA - Três empresas de telefonia lideram o ranking de reclamações em Procons em 2016, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, 16, pelo Ministério da Justiça. A Claro (juntamente com Embratel e Net) ficou em primeiro lugar, com 179.841 reclamações, seguida pela Oi (fixo e celular), com 163.627, e Vivo (que inclui Telefônica e GVT), com 154.244 registros.
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Em quarto lugar está o Bradesco (juntamente com o HSBC), com 84.460 reclamações, seguido por Itaú (75.586), TIM/Intelig (67.814) e o grupo que inclui Casas Bahia, Ponto Frio, Extra e Pão de Açúcar (66.108).
O diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC), André Lopes, disse que o setor de telecomunicações está sempre em primeiro lugar, não só no Brasil, e que as empresas estão sendo chamadas para melhorar a prestação do serviço. "Isso não os exime de melhorar condutas e baixar esse nível de reclamações", afirmou.
Em relação ao setor financeiro, Lopes disse que o departamento vê com bons olhos que o setor se abriu para renegociar contratos, mas chama a atenção o nível de endividamento da população. "Fazer dessa renegociação uma prática preocupa", completou.
Em 2016, o número de atendimentos em Procons caiu 7,2%, chegando a 2.458.127.