1. Usuário
Assine o Estadão
assine


CNDL/SPC: Sudeste lidera alta da inadimplência em julho

MÁRIO BRAGA - Estadão Conteúdo

18 Agosto 2014 | 09h 05

Com alta de 5,32%, a região Sudeste é a que liderou o aumento da inadimplência do consumidor em julho ante o mesmo mês de 2013, segundo o indicador do SPC Brasil e da Confederação Nacional do Dirigentes Lojistas (CNDL). Na mesma base de comparação, o Norte aparece em segundo lugar, com aumento de 5,07%, seguido pelo Centro-Oeste, com 4,94%, pelo Sul, com 4,85%, e pela região Nordeste, com aumento de 4,73% na alta da inadimplência.

O número de inadimplentes aumentou em todas as regiões do País o que representa, segundo a CNDL, queda da atividade econômica. "O avanço da inadimplência não se deve apenas a fatores sazonais ou regionais. O detalhamento do indicador mostra que o atual panorama macroeconômico tem impactado negativamente no atraso de pagamentos das dívidas no Brasil de uma forma generalizada", disse Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.

Do total de inadimplentes, 40,08% estão no Sudeste, 26,15%, no Nordeste e 13,02%, no Sul. A região Norte concentra 8,89% das pessoas com dívidas em atraso no Brasil e 7,77% estão na região Centro-Oeste.